Bahia: Rachas e batalhas de rivais marcam guerra nas 10 maiores cidades

    93

    Juntos, os dez maiores municípios do interior em número de eleitores correspondem a cerca de 15% do eleitorado baiano e são disputadas ferrenhamente pelos partidos da oposição e aliados ao governo do estado. Muitas vezes, até entre grupos de uma mesma corrente.

    Em Feira de Santana e Vitória da Conquista, as únicas com segundo turno no interior baianos, e em Itabuna, Juazeiro e Alagoinhas, a disputa é aquecida pela tentativa de reeleição dos atuais prefeitos. Em Ilhéus, Lauro de Freitas, Camaçari, Teixeira de Freitas e Jequié a briga é para ver quem vai suceder um comandante em fim de mandato.

    A eleição em parte dos maiores colégios eleitorais é marcada também por rachas na base do governo, o que deixa a oposição livre para agir. Em Feira, o prefeito Tarcízio Pimenta é do PDT, partido da base de sustentação do governador Jaques Wagner, mas disputa  contra o petista Zé Neto (PT). Ambos têm como adversário o democrata Zé Ronaldo, que, de acordo com última pesquisa do Ibope, venceria no primeiro turno.

    Para o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, mesmo com essa divisão é possível garantir um segundo turno. “Nossas pesquisas internas e o último debate na TV (TV Subaé) apontam que não só é possível que tenha a continuação da disputa, como é provável”, afirma. “O PT só tem chances em Conquista. Em Feira, está comprovada a qualidade do nosso candidato”, avalia o presidente estadual do DEM,  José Carlos Aleluia.

    O líder democrata se refere a projeções que mostram uma polarização entre o atual prefeito, Guilherme Menezes (PT), e o candidato peemedebista Herzem Gusmão, aposta dos oposicionistas para tomar o controle do segundo maior colégio eleitoral do interior baiano.

    Rachados
    Em outras cinco cidades, a polarização ocorre diretamente entre a base aliada ao governo do estado. Em Ilhéus e Lauro de Freitas, a briga é entre PT e PP. Na terra da Gabriela, o pepista Jabes Ribeiro batalha voto a voto contra a petista Professora Carmelita. Já no município da Região Metropolitana, Dr. Márcio (PP) tenta impedir mais quatro anos de administração do PT, que emplacou João Oliveira para tentar suceder a prefeita Moema Gramacho, que está no fim de seu segundo mandato.

    Em Alagoinhas, o aliado PDT tenta reeleger o prefeito, Paulo Cézar, mas tem como adversário o deputado estadual Joseildo Ramos (PT). Em Teixeira de Freitas, o PT de João Bosco luta contra o também aliado PSD do deputado estadual Temóteo Britto. Já Jequié assiste a uma batalha entre o PP de Tânia Brito contra o PDT do também deputado estadual Euclides Fernandes.

    Nos municípios de Camaçari e Juazeiro, a polarização se dá diretamente entre a oposição e a base aliada. No primeiro, o PTN de Maurício de Tude vem fazendo frente ao candidato do prefeito Luis Caetano, o petista Ademar Delgado, enquanto os juazeirenses tendem a centrar votos entre o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) e Márcio Jandir (PV).

    Por fim, vem Itabuna. Lá, o atual prefeito Capitão Azevedo (DEM) conseguiu navegar sem a sombra de outro partido da oposição. Enquanto isso, a base aliada assiste à divisão entre duas candidaturas: a de Juçara Feitosa (PT), mulher do deputado federal e ex-prefeito Geraldo Simões, e a de Vane da Renascer (PRB).

    Principais nomes na disputa
    1 Feira 373.752 eleitores
    Zè Ronaldo (DEM), Zé Neto (PT), Tarcízio Pimenta (PDT) e Jhonatas (Psol)

    2 Conquista 215.299 eleitores
    Guilherme (PT), Herzem (PMDB), Edigar Mão Branca (PV), Abel (PDT) e Elquisson (PPS)

    3 Camaçari 146.187 eleitores
    Ademar Delgado (PT), Maurício de Tude (PTN), Zé de Elízio (PP) e Aroldo da Assunção (Psol)

    4 Itabuna 145.005 eleitores
    Capitão Azevedo (DEM), Vane da Renascer (PRB), Juçara Feitosa (PT) e Zem Costa (Psol)

    5 Juazeiro 133.846 eleitores
    Isaac Carvalho (PCdoB), Márcio Jandir (PV) e Professor Paulo José (Psol)

    6 Ilhéus 132.366 eleitores
    Jabes Ribeiro (PP), ex-prefeito da cidade,  Professora Carmelita (PT) e Jorge Luiz (Psol)

    7 Lauro de Freitas  106.079 eleitores
      Dr. Márcio Paiva(PP), João Oliveira (PT) e Jair dos Santos (Psol)

    8 Jequié 103.979  eleitores
    Euclides Fernandes (PDT), Doutora Tânia Brito (PP) e Fernando Vieira (PV)

    9 Alagoinhas 103.025  eleitores
    Paulo Cezar (PDT) , Joseildo Ramos (PT), eGilvan Artes (PSC)

    Informações do Correio

     

    ....

    Veja Também

    COMPARTILHAR