Baianos reverenciam Santa Bárbara e Iansã em dia festivo em Salvador

    98

    Uma tradição religiosa realizada há mais de 300 anos na Bahia ganha um novo capítulo nesta terça-feira (4), no Centro Histórico de Salvador. A Festa de Santa Bárbara, que já é considerada Patrimônio Imaterial desde 2008, é celebrada com uma programação que se inicia logo cedo, às 5h da manhã, com uma grande queima de fogos.

    Às 8h30, está prevista a realização de uma missa campal no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Após a celebração, uma procissão seguirá até o quartel do Corpo de Bombeiros, localizado no bairro da Barroquinha.

    Os tradicionais carurus são servidos todos os anos, como o caruru do Mercado Santa Bárbara e o caruru promovido pelo Mercado de São Miguel e pelos Filhos de Omolú. Madrinha do Corpo de Bombeiros, padroeira dos mercados e, no sincretismo religioso, Iansã, rainha dos raios e trovões, Santa Bárbara é homenageada todos os anos no Pelourinho.

    Calendário
    O dia de Santa Bárbara marca oficialmente o início do ciclo das festas populares na Bahia.

    Seguindo o calendário das festas populares, no dia 8 de dezembro é celebrada a festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. Já no dia 1º de janeiro de 2013, ocorre a procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes, que leva a imagem do Bom Jesus, da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a igreja Boa Viagem, em Salvador.

    No dia 10 de janeiro, será realizada a tradicional Lavagem do Bonfim. Mantida há mais de dois séculos, a festa também marca a presença do sincretismo religioso entre o catolicismo e o candomblé que celebram o dia do Senhor Bom Jesus do Bonfim e Oxalá no cortejo em direção à Colina Sagrada. Além do contexto religioso, a Lavagem do Bonfim também é caracterizada pela grande festa que acompanha e circunda o trajeto de fé.

    Em fevereiro, no dia 2, o Largo do Rio Vermelho é tomado por fiéis de Yemanjá, que levam presentes para a rainha do mar que são entregues por pescadores durante uma procissão marítima. O calendário das principais festas populares é encerrado com o Carnaval de Salvador, que em 2013 será realizado de 7 a 12 de fevereiro de 2013.

    G1/BA

    ....

    Veja Também

    COMPARTILHAR