Corregedoria Nacional visita Monte Santo para apurar denúncia de adoção irregular

    101

    Com o intuito de colher informações sobre a atuação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), na comarca de  Monte Santo (367 km de Salvador), onde foram registrados casos de adoção supostamente irregulares, uma equipe da Corregedoria Nacional do Ministério Público, visitou o município de 5 a 7 de novembro. As diligências fazem parte da inspeção que a corregedoria realiza no MP-BA e nas unidades do Ministério Público da União (MPU), no Estado.

    A ação foi incluída na programação da inspeção, que tem caráter de rotina, a pedido da Comissão de Aperfeiçoamento da Atuação do Ministério Público na Área da Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). “As inspeções na Bahia já estavam programadas quando recebemos o pedido para incluirmos a visita a Monte Santo”, afirmou, por meio de nota enviada à imprensa pelo Conselho Nacional, o corregedor nacional do MP, Jeferson Coelho.

    A solicitação foi feita pela conselheira Maria Ester Tavares, membro da Comissão e relatora do processo que tramita no CNMP, para apurar denúncias de comércio e tráfico de crianças no município, instaurado em 6 de setembro. A relatora  propôs averiguar como se deu, de fato, a concessão da guarda das crianças às famílias paulistas, especialmente no que tange à participação do MP no processo.

    A equipe da corregedoria, que esteve em Monte Santo, conversou com o promotor e o juiz que atuam no município. Eles também verificaram documentos relacionados aos fatos. Ao final, um relatório será elaborado com o resultado do trabalho. O documento será encaminhado à comissão e, posteriormente, deverá ser apreciado pelo Plenário do CNMP.

    O caso ganhou repercussão em uma reportagem veiculada no dia 14 de outubro pelo programa “Fantástico”, da TV Globo, após mostrar que cinco filhos de uma mesma família foram tirados da casa dos pais para adoção e entregues a quatro casais de São Paulo, entre maio e junho do ano passado.

    (Informações do A Tarde/ Foto: Portaldenoticias.net)

    ....

    Veja Também

    COMPARTILHAR