Defesa de Dirceu pede redução de pena por seu “relevante valor”

    79

    Advogados de José Dirceu apresentaram uma nova defesa ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a redução de sua pena no julgamento do mensalão sob o argumento que o réu tem “relevante valor social”. O petista, ex-ministro da Casa Civil, foi homem forte do primeiro mandato do ex-presidente Lula e, segundo o entendimento da maioria do STF, comandou de dentro do Palácio do Planalto o esquema do mensalão.

    O STF também entendeu que, por meio de recursos públicos e empréstimos fraudulentos, uma quadrilha, chefiada por Dirceu, corrompeu parlamentares para garantir apoio ao governo. Resta agora decidir o tempo de condenação do ex-ministro.

    Assinado pelos advogados José Luís Oliveira Lima e Rodrigo Dall’Acqua, o texto da defesa, chamado de memorial, traz uma série de testemunhos de pessoas próximas ao ex-ministro, entre eles o de Lula, e afirma que sua participação na luta contra a ditadura contribuiu para a redemocratização do Brasil. Segundo a defesa, Lula o considera como “um cidadão que lutou pela democratização do Brasil, pagando com o exílio”.

    ....

    Veja Também

    COMPARTILHAR