BLOGUEIRO DEUSIMAR- O HOMEM FORTE DAS ABELHAS COMPARTILHANDO HOMENAGEM DO MELIPONICULTOR EMPRESÁRIO PAULO MENEZES AO MONSENHOR PADRE HUBERTO BRUENING.

30

PAULO MENEZES
Falar em abelhas em Mossoró, principalmente em Jandaíra, era mesmo que falar no nome do Padre Huberto. Um homem que soube amar a natureza num gesto talvez de São Francisco de Assis, que tinha o poder de identificar-se com a Mãe-Terra, senão vejamos no artigo que ele mesmo escreveu para a revista do Instituto Cultural do Oeste Potiguar em 1989, do qual era membro, com o título “Pára Pedro”. – “Pára, ó Insensato Primata, pára! Basta de poluição, degradação, envenenamento, intoxicação, destruição e morte em sua casa: A Mãe-Terra. Desliga a moto-serra, a serra-fita também, apaga o fogo. Logo no fogo os desfolhantes, enterra os agrotóxicos, troca a espingarda e baladeira por enxada e arado. Pára, Pedro…Pedro, pára… pára Pedro. Basta de morte e destruição. Por que destróis tua própria casa ? Tu, o rei da criação ? … Tu, o Homo Sapiens… o animal racional ? Os irracionais não poluem, não destroem, não envenenam, não incendeiam, não degradam: respeitam Fauna e Flora. Só tu ? Por que ? Que mal te fizeram ? Não fornecem gratuitamente alimentos e habitação ? Não dependem deles ? Ó insensato, estúpido Primata. Depõe tua fúria insana e louca. Os bichos brutos consomem as frutas – mas deixam intactas as árvores, suas mães bebem as águas dos córregos, riachos e rios – mas respeitam suas nascentes; também os méis silvestres – mas deixam em paz as abelhas e vespas com seus ninhos; comem os peixes – mas não turvam nem envenenam suas águas. Tu ao contrário, por onde passas deixas um rastro de poeira, fumaça, sujeira, veneno, deserto e morte. Todos os dias a imprensa falada e escrita denuncia invasão de nossas reservas florestais, apesar das leis conservacionistas. O brasileiro acostumou-se a zombar da leis. Meu ignorante antropoide: não és capaz de criar o menor ser vivo, só sabes matar”.
IMAGEM FACE GRANDE DEUSIMAR]
Jose Deusimar Loiola Gonçalves
Boas referências do meliponicultor empresário Dr. Paulo Menezes oportunamente faz aqui ao apaixonado pela melípona jandaíra , o abençoado Monsenhor Huberto Bruneing. Endosso as palavras de Dr. Paulo Menezes, digitando aqui duas das diversas máximas hilarias do pioneiro da espécie Jandaíra no prospero estado do R.G. do Norte, especificamente na cidade de Mossoró: 1. Padre Huberto Bruening, além de um sábio, estudioso, pesquisador, profundo conhecedor e protetor da abelha Jandaíra, era também muito espirituoso e radicalmente contrário à americanização de nosso vocábulo. Por ocasião de um batizado em que presidia, indagou do genitor qual o nome da criança. – Washington, respondeu orgulhoso o pai do garoto. Padre Huberto indagou o porque daquele nome de origem americana. – É que gosto muito da letra “U”, informou o pai ao que foi admoestado pelo sacerdote: – Se é por isso você deveria ter registrado com o nome de Urubu que tem logo três letras “U”.

2. Padre Huberto costumava dizer que os seres da terra geralmente fazem seus caminhos, suas trilhas, para se orientar e facilitar seus deslocamentos. Assim, a formiga cortando roça segue sempre pela mesma rota em direção ao formigueiro. O cupim para o cupinzeiro. Da mesma maneira caminham os preás, os tatus, os veados campeiros e demais animais da nossa fauna, à busca do alimento e do abrigo. Nossas abelhas após localizarem flores poliníferas e nectaríferas constroem verdadeiras trilhas comunicando às suas irmãs através de sons rápidos e intermitentes a direção entre o ninho e a fonte de alimento. É assim o comportamento de todas as espécies do planeta terra com uma única exceção. A exclusão da regra, como não poderia deixar de ser é feita pelo dito animal chamado racional. É o homem quem constrói as famosas lombadas nas ruas e estradas dificultando sua própria passagem por não ter autocontrole de andar na velocidade permitida. COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DO MODESTO BLOGUEIRO TAMBÉM, DO WWW.PORTALDENOTICIAS.NET -José Deusimar Loiola Gonçalves

Apicultor Meliponicultor; EX-Diretor de Comunicação da FEBAMEL;Vice Presidente da AMAMOS- Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Monte Santo; Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental NOTE; fioi devidamente compartilhado aqui em nosso modesto blog- www.portaldenoticias.net/deusimar Adentre e deixe lá seus abalizado comentário . Muito obrigado.
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:
imagens 06-04-2016 799