BLOGUEIRO DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPLEMENTANDO E COMPARTILHANDO CONTRIBUIÇÃO EXTRAÍDA DO FACE DA ENGENHEIRA AMBIENTAL EVILDIA BASSI.

45

FOTOS YPHONE-XX CBA NO PARA 025
FOTOS YPHONE-XX CBA NO PARA 042

NOTE: foto registrada na oportunidade da visita da mestra Evildia Aparecida Bassi ao modesto estande técnico de apresentação do projeto de reciclagem e reutilização das garrafas pet na Apicultura/Meliponicultura e Agricultura Familiar – XX Congresso Brasileiro de Apicultura-Belém do Pará Nov-2014

SALVEM AS ABELHAS…..

PLANTAR ÁRVORES DE INTERESSE DAS ABELHAS…….É UM COMEÇO…

Olá leitores(as) amigos(as) de nossos blogs!!

Este blogueiro de vocês, fã de carteira da mestra Ambiental,Evildia Aparecida Bassi, aproveita o ensejo desta publicação que recomenda o plantio do umbuzeiro, a planta milagrosa do sertão, para acrescentar outras plantas nativas, e também, milagrosas, a exemplo do juazeiro; da quixabeira; da invasora algaroba,do nosso bioma caatinga que tem comportamento semelhante ao umbuzeiro, que independente de cair um um mm de chuva se quer, elas fornecem suas abundantes floradas , a salvação das abelhinhas de nosso sofrido sertão.Para aqueles que não sabiam, o umbuzeiro apresenta o seu sistema radicular em forma de bolas que armazenam a quantidade necessária de água para a manutenção da planta nos períodos de extrema escassez de chuva.

 

CONTRIBUIÇÃO DE:

José Deusimar Loiola Gonçalves
Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025

PLANTA SAGRADA DO SERTAO
PLACA DE ADVERTENCIA

UMBUZEIRO, ÁRVORE SAGRADA DO SERTÃO

Comum no semiárido, do Piauí ao norte de Minas Gerais, o umbuzeiro foi chamado de “a árvore sagrada do Sertão” pelo escritor Euclides da Cunha.

Casca utilizada no combate a afecções da garganta e outros males. Frutos comestíveis, muito utilizados para fazer refrescos, sorvetes, geleias, doces, vinagres, vinhos entre outros. Xilopódios comestíveis. Apresenta elevado potencial forrageiro, sendo todas as partes da planta utilizadas como forragem.

Enciclopédia Nordeste: Umbuzeiro, imbuzeiro –

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

dd