CRIANÇA DE APENAS 06 ANOS É A 1ª VÍTIMA DA DOENÇA SÍNDROME GUILLAIN- BARÉ NO MUNICÍPIO DE MONTE SANTO LOCALIZADO NA HISTÓRICA MICRO REGIÃO DE CANUDOS.

31

CRIANÇA COM SINDROME DE GUILIAN
Este ano, foram registrados no estado 27 casos da Síndrome Guillain-Barré — apenas um paciente não apresentou antes os sintomas do Zika Vírus. Os pacientes apresentam dores e fraquezas nas pernas de forma ascendente, que podem provocar paralisia nos músculos respiratórios.

Salvador apresenta o maior número de casos: 10. Valença tem dois casos. Alcobaça, Camaçari, Camamu, Cândido Sales, Ibicuí, Irará, Itabuna, Itajuípe, Monte Santo, Mutuípe e Serrinha tiveram uma ocorrência cada.

Duas pessoas seguem internadas no Hospital Couto Maia. Não há dados relativos a 2014. A doença não tinha de notificação compulsória.

O site de Monte Santo vêm alertando sobre o risco de epidemia na cidade dês de março de 2015 antes do aparecimento da Zika na região quando a cidade estava entre as 11 da Bahia com risco de epidemia e mais uma vez no mês de Abril quando os primeiros casos da Zika começaram a aparecer novamente alertarmos sobre o problema através de uma matéria neste mesmo período prefeituras como a de Cansanção e Euclides da Cunha rapidamente contrataram os serviços de Dedetização (Fumacê) pra reduzir o risco de epidemias destas doenças na cidade, porém somente 3 meses depois a cidade de Monte Santo fez a contratação do serviço que começou a operar no inicio de Junho momento em que a cidade já estava infestada e o Hospital Municipal com milhares de casos da doença principalmente de crianças e idosos onde a doença é mais grave, hoje não se conhece alguém na cidade que não tenha um amigo ou parente que tenha adquirido a doença, podemos perceber que a decisão rápida evitou que as cidades vizinhas como Cansanção e Euclides da Cunha figurassem nesta lista da nova síndrome paralisante, as ações do fumaçê ainda foram insuficientes e a situação da cidade ainda é muito grave tendo em vista ao nível de infestação por mosquitos, o que requer uma atenção maior do município para a continuação do combate ao mosquito para manter a saúde de seus moradores.

O caso de Síndrome Paralisante proveniente da Zika Vírus foi diagnosticado na criança Luis Fernando da Costa Carvalho de apenas 6 anos morador de Monte Santo – Ba, a família entrou em contato com nossa equipe e informou que Fernando está internado no hospital Roberto Santos em Salvador – Ba desde do dia 19/06 e tem quadro de saúde estável neste momento.

Os sintomas são dores e fraquezas nas pernas de forma ascendente, que podem provocar paralisia nos músculos respiratórios.

Segundo o especialista Drauzio Varella, a Síndrome Guillain-Barré “é uma doença do sistema nervoso adquirida, provavelmente de caráter autoimune e que se manifesta sob a forma de inflamação aguda desses nervos e, às vezes, das raízes nervosas”.

O médico observa que a enfermidade evolui rapidamente, atinge o ponto máximo de gravidade por volta da segunda ou terceira semana e regride devagar. “Por isso, pode levar meses até o paciente ser considerado completamente curado. Em alguns casos, a doença pode tornar-se crônica ou recidivar (reaparecer)”, diz em sua página.

Fonte: MonteSanto.net com informações Ibahia
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:
CARTAO DE VISITA DEUSIMAR