LEVANTAMENTO TÉCNICO DE DEUSIMAR DAS ABELHAS, DO PONTO ESTRATÉGICO PARA A PERENIZAÇÃO DO RIO CARIACÁ.

45

PERENIZACAO DO RIO CARIACA.
PONTO ESTRATÉGICO PARA A PERENIZAÇÃO DO RIO CARIACÁ.
Olá leitores(as) amigos(as) deste Blog!!!
Partindo do princípio, de que uma foto vale por mil palavras, observem nessa foto abaixo o ponto estratégico do inicio da perenização de nosso importante afluente da bacia hidrográfica do Rio Itapicuru, nosso fantástico Rio Cariacá.
Quem constantemente trafega pela BA-220 que liga nosso município à nossa co- irmã Cansanção, ao cruzar a ponte, vai perceber uma placa sinalizando do lado direito dois morros, um de cada lado das ombreiras do rio, bastante íngremes. Essa possibilidade deixada pela nossa mãe natureza, favorece a construção de um mega açude com pedra cimento e ferro, gastando-se muito pouco de tanta dinheirama que é jogada no ralo, por quem efetivamente estão no auge do poder.
O velho açude da Tapera construído pelo DNOCS há quase um século, está lá jogado para às traças aguardando a sua necessária reforma prometida por muitos e muitos políticos. De acordo com a minha modesta visão técnica, se fosse construído um açude nessas imediações indicadas nesta foto, não precisaria se fazer a reforma do açude da Tapera, que já ficaria submerso, fazendo parte do espelho d’água do rio através do processo de perenização. Depois do Açude da Tapera, nas imediações da Faz. Sitio Serapião e Fazenda Velha ali próximo a Fazenda Atrás da Serra da Santa Cruz, tem um outro ponto semelhante ao dessa foto. Como o relevo de nosso município é 100% viável para a construção de barragens e açudes, todo o trecho percorrido pelo Rio Cariacá desde à sua nascente na Faz. Araras próximo ao Pov. de Santa Rosa, no intervalo de 10 a 15 km, vamos encontrar sempre pontos estratégicos, para a continuidade do processo de perenização.
A título de sugestão, peço que divulguem esse recadinho, e quem sabe, chega ao conhecimento das pessoas que podem resolver de uma vez por todas com a a seca; a fome e a miséria de nosso povo sofrido. O IRPAA-Instituto Regional de Pequena Agropecuária Apropriada, cuja a missão é desenvolver as praticas de convivência com a seca sempre diz: “No Nordeste não falta água, falta é justiça”.
COLABORAÇÃO DE:
.
José Deusimar Loiola Gonçalves
Apicultor Meliponicultor,Ex-Diretor de Comunicação da FEBAMEL,Vice Presidente da AMAMOS- Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Monte Santo-Ba,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025