VALE A PENA A LER DE NOVO:BRASIL – REFORMA POLÍTICA, URGENTE!-MAIS UMA CRONICA ABALIZADA DO BOM COMPANHEIRO AGENOR FRANCISCO DOS SANTOS.

27
BRASIL – REFORMA POLÍTICA, URGENTE!-MAIS UMA CRONICA ABALIZADA DO BOM COMPANHEIRO AGENOR FRANCISCO DOS SANTOS.

By deusimar, 10/08/2014 2:27 am

VALE A PENA A LER DE NOVO

BRASIL – REFORMA POLÍTICA, URGENTE!

Publicado em 3 de agosto de 2014 por ffsantos em BahiaBrasil // 1 comentário

Reforma 1Economia 2

As centenas ou milhares de placas espalhadas ao longo das vias públicas anunciando os nomes dos pleiteantes a cargos eletivos nas próximas eleições sinalizam que o país apenas acabou de sair das naturais excitações da Copa do Mundo e já convive com uma nova efervescência coletiva. Alguns nomes indicados nas placas se salvam da ira popular porque tiveram certo peso político num determinado período da história recente, seja na esfera municipal, estadual ou federal, e olha que não são muitos os que escapam! Outros tantos, todavia, se enquadram muito mais nos grupos de políticos apelidados com muita felicidade pelo professor e escritor Tonel Gondim, em recente crônica, como “PREDADORES DO POVO” e “ESTRUPÍCIOS POLÍTICOS!”. Certamente que nesses dois grupos, em nível nacional, encontram-se milhares de candidatos, todos com perfil inadequado à atividade política por diversos fatores em razão de históricos de corrupção, improbidade administrativa, criminalidade, usurpação do dinheiro público, inescrupulosos, desonestos e ante-éticos, e muitas outras mazelas.  Alguns têm os nomes já podados pela lei da “Ficha Limpa” (são 14.000 políticos!) e desses já estamos livres, mas outros ainda sobrevivem amparados pelas liminares que lhes dão sobrevida. Nessa fase da campanha eleitoral até a natureza se rebela e mostra o seu protesto, porque existem placas de candidatos que o vento insiste, teimosamente, em não deixá-las em pé, deitando-as como se fossem a nocaute ou arremessando-as pelas calçadas.

Toda a ansiedade que domina o eleitor neste momento eleitoral, diante do desejo de estabelecer alguma mudança no cenário político, em todos os segmentos, e que lhe ofereça a oportunidade de sonhar novamente com um Brasil sério e depurado dessas pragas que vem destruindo as nossas instituições, de repente é atingida pela descrença e o abatimento. O estrangulamento dos conceitos básicos que constituem os princípios formadores do caráter do cidadão, também atinge no cerne da sua credulidade, destruindo as esperanças num monte de conquistas relevantes que espera alcançar para o fortalecimento de nossa sociedade.

Os nossos legisladores precisam refletir que viver em democracia pressupõe o estabelecimento de certos limites de comportamento e atitudes, disciplinadores do funcionamento das instituições que constituem os pilares dessa mesma democracia. Isto significa dizer que não só os candidatos passam pelo crivo da “Lei da Ficha Limpa” por uma questão de conduta geral, mas que até no importante ato de registrar os seus nomes como candidatos que irão legislar para o país, a lei deveria exigir um mínimo de respeito. Senão, vejamos os nomes bizarros que saem como candidatos pelo Brasil a fora: “PINTO LOUCO, PEDRO PERERECA, O HOMEM DA JUMENTA TEIMOSA, JOEL CUECA, IRACI SABOIA MULHER DO IOGURT, NEYMAR COVER, MULHER BAMBÚ, O GALO CEGO, LURDI JIPÃO, ZEZINHO MERDA, HILDA DA MAÇÃ DO AMOR, PÃO TORRADO” e outros horrores mais!… Um país sério não pode admitir que numa eleição democrática permitam-se registros de nomes grotescos que tem como objetivo debochar e anarquizar o sistema eleitoral! Daí o General De Gaulle vai repetir novamente do túmulo: “O Brasil não é um país sério!”.

Alguns anos atrás a chegada do período eleitoral, principalmente no interior, era revestida de grande expectativa e salutar empolgação, uma vez que os grupos políticos eram bem definidos e as posições partidárias eram respeitadas. Os grupos eram capitaneados por famílias que, geralmente, se alternavam no poder após determinado período de dominação. As campanhas tinham as músicas e letras bem típicas de cada região, em estilo ainda amadorístico, sem o profissionalismo dos dias atuais. Assim, previamente já se identificavam em cada eleição os candidatos e os vínculos existentes com cada grupo. Mas não é que tudo isso mudou? Hoje virou uma parafernália completa e os correligionários de ontem já mudam de lado de acordo com a maré, não há fidelidade ideológica e os compromissos assumidos não resistem muito ou balançam de acordo com o ritmo do leilão do “quem dá mais?”. Embora um TIRIRICA da vida tenha passado quatro anos como Deputado Federal e não foi na tribuna nenhuma vez, volta agora para a reeleição porque o partido acha que ele novamente terá milhões de votos e poderá arrastar outros candidatos! Porventura ele é candidato num pobre Estado nordestino, cheio de analfabetos? Não, leitor, no Estado mais representativo da Federação brasileira: SÃO PAULO!

É preciso não perder de vista a dimensão da importância da eleição deste ano, visto que além dos representantes para a Câmara Federal, parte do Senado e Governadores Estaduais, estará sendo decidido o titular do maior cargo da Federação Brasileira, que é o Presidente da República, em cujo perfil é preciso reunir qualidades especiais de alto nível como administrador público e vocação de Estadista, e menos eficiência como gerente dos interesses dos Partidos que o elegerem, nem sempre muito patriotas.

Em meio a tantas reformas que se fazem urgentes – Administrativa, Trabalhista, Previdenciária, Tributária e Judiciária – a reforma Política se impõe, também, como uma grande prioridade para o país. Mas elegendo TIRIRICAS e PINTOS LOUCOS da vida, dificilmente alcançaremos neste século o Brasil que todos sonhamos!

AgenorAutor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.

COLABORAÇÃO DOS:

Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.

COLABORAÇÃO DOS: