Fenômeno meteorológico cria arco-íris em torno do Sol na região norte da Bahia

    472
    Foto: Edy Luigi

    Um fenômeno meteorológico que teve início por volta de meio dia deste sábado (01) em Cansanção, Juazeiro e em várias cidades da região norte da bahia, chamou a atenção dos moradores . Um arco-íris em volta do sol conhecido como halo solar, fez com que muitos cansançãoenses e juazeirenses deixassem suas tarefas de lado para tirar fotos e apreciar o efeito visual.

    Segundo o meteorologista Mário Miranda, da Univasf, em Petrolina (PE), esse fenômeno surge na presença de nuvens cirrostratus, que são formados por cristais de gelo acima de seis mil metros de altura: “Isso é chamado de halo solar, que resulta em nuvens formadas por cristais de gelo no céu. Geralmente ficam acima de seis mil metros de altura” , disse ao Bahia Notícias.

    Miranda ainda explicou que o fenômeno é normal, mas não ocorre com frequência. “Não é frequente, mas é normal. Algumas vezes não se percebe, pois existem nuvens por cima e o efeito não é tão forte como o de hoje. Isso indica uma situação de instabilidade. Não necessariamente vá chover, mas é um indicativo que a atmosfera está com formação de boas nuvens”, destacou. (Com informações do Bahia Notícias)

    ....

    Veja Também

    COMPARTILHAR