5 dicas para arrasar nos seus vídeos de culinária

Quem nunca se deparou com um vídeo ensinando alguma receita enquanto navegava na internet? Pois é, as redes sociais, sites e plataformas como o Youtube estão cheias de vídeos como esses, e o que não falta é público para apreciar a arte da culinária.  

Mas você sabia que é possível reproduzir vídeos de culinária aí da sua casa? É isso mesmo! Imagina poder reproduzir pratos que você aprendeu, compartilhar receitas de família ou até mesmo criar sabores para outras pessoas assistirem. 

E o melhor, você não precisa ser nenhum chef de cozinha para isso. Basta ter vontade de cozinhar, uma câmera ou celular e seguir essas 5 dicas que separamos especialmente para você: 

Planejamento Inicial: 

Escolha a receita que irá reproduzir, separe os ingredientes e utensílios de cozinha que irá utilizar, organize a ordem em que o prato será preparado para não se perder durante a gravação, mas caso isso aconteça, não se esqueça que você pode recomeçar a gravação ou editá-la em algum aplicativo de edição de vídeo. 

Cenário adequado: 

Escolha um lugar da cozinha que tenha uma boa iluminação (você pode utilizar uma ring light caso tenha em casa). Depois de higienizar o ambiente, e posicionar o material que irá utilizar para fazer a receita, adicione elementos decorativos para dar mais vida e deixar o seu vídeo ainda mais profissional. 

Crie seu vídeo com foto: 

Caso você não queira ou sinta dificuldade de gravar todo processo da receita, é possível tirar fotos de cada etapa e depois transformar as imagens em um vídeo de culinária, explicando o passo a passo do preparo. Fazer vídeo com fotos é a melhor opção para quem está começando.  

Legenda ou narração: 

Quem está assistindo o vídeo precisa saber o nome e quantidade dos ingredientes, utensílios e tempo de preparo do prato. Então é necessário deixar essas informações bem claras durante o vídeo. 

Você pode narrar, colocar legenda ou até mesmo utilizar os dois métodos para facilitar as anotações do telespectador. 

Mostre a receita terminada: 

Isso irá deixar o telespectador com água na boca, ainda que ele não experimente o prato. Ver a receita finalizada e até mesmo você ou alguém experimentando o prato depois de pronto, trará um sentimento de satisfação e a vontade de reproduzir a mesma receita para quem está assistindo. 

Um bônus para você colocar a mão na massa:  

Comece gravando receitas das quais você já tem o costume de realizar na sua casa, não se preocupe se o prato escolhido é muito simples, ou diferente. Lembre-se: Quando o assunto é comida, existe público para todo o tipo de gosto. 

Outra dica é gravar receitas que sejam rápidas de preparar. Se os ingredientes forem acessíveis, melhor ainda! As pessoas adoram reproduzir pratos fáceis e rápidos, então se você conhece alguma receita deliciosa que pode ser feita em poucos minutos, grave e compartilhe, já! 

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.