5 dicas práticas para deixar sua casa impecável

Manter a casa arrumada todos os dias não é uma tarefa fácil, principalmente porque a maioria das pessoas tem uma rotina  intensa e acelerada. O nosso lar é o lugar onde encontramos refúgio seja para conviver em família, relaxar tomando um bom vinho em frente à TV ou para descansar. Mas é muito desagradável se deparar com um ambiente desorganizado depois de um dia cansativo de trabalho. Isso pode ser até ser um fator de estresse.

Foto reprodução/PixaBay

É possível manter a organização da casa seguindo algumas regrinhas  e separando poucos minutos por dia que irão garantir aquele ambiente mais leve.

1 – Defina um lugar para todos os objetos

Sim, tudo o que você tem precisa de um lugar definido para ser guardado. Desde o amassador de alho até os produtos de limpeza. Dessa forma, você conseguirá visualizar onde cada coisa deve estar e evitará deixá-las espalhadas.

O portal magodecasa.com.br indica o uso de organizadores. Eles vão te ajudar a otimizar espaço e a separar adequadamente os tipos de objeto e suas funções. Assim, fica mais fácil encontrar o que precisa e saber quando algum objeto necessita ser reposto, além de dar aquela sensação boa de quando tudo fica arrumado. Existem diversos modelos e tamanhos para se adequarem às suas necessidades.

2 – Usou, Guardou

Essa é uma premissa muito falada e pouco executada. Se você dedicar apenas alguns minutos a colocar roupas e sapatos no lugar, lavar a louça que sujou na hora em que foi usada, guardar os objetos logo após serem usados, você vai manter a harmonia da casa. São apenas poucos segundo que vão evitar trabalho futuro e o desgaste de deixar acumular as coisas fora do lugar.

3 – Programe-se para fazer a limpeza

Tenha em mente de que você vai precisar de alguns minutinhos do seu dia para manter a limpeza da casa durante a semana. Destine um dia para a faxina pesada, de preferência quando estiver de folga. Durante a semana você precisará apenas fazer uma manutenção.

Arrumar as camas, passar um pano para tirar o pó dos móveis, varrer e passar pano no chão só te custarão alguns minutos. Se você não conseguir fazer toda a casa em um dia, pode escolher um cômodo por dia para dar atenção.

Se não mora sozinho, converse com os moradores da casa para que seja feita uma divisão de tarefas. Dessa forma, não sobrecarrega ninguém e a harmonia fica mantida.

4 – Mantenha os ambientes harmônicos

Pequenas atitudes como deixar as cadeiras embaixo da mesa, as almofadas arrumadas no sofá e usar aparatos para esconder os fios dos eletrônicos ajudam a dar a impressão de que tudo está em ordem. Torne isso um hábito.

No banheiro, não deixe os produtos à mostra. Na cozinha, tente guardar toda a louça após lavar. Nos quartos, ter a cama arrumada é primordial.

5 – Evite acumular itens desnecessários

Um dos principais erros cometidos é continuar guardando coisas que já não são mais utilizadas. Além de contribuírem para aumentar a bagunça, eles ocupam um espaço desnecessário. Faça sempre uma limpeza nos armários, retirando roupas, sapatos e objetos que estão em desuso.

Outra dica é não ter muito objetos de decoração nas estantes. Claro que o mais importante é que a casa mantenha a identidade de cada um. Porém, quanto menos objetos à mostra – porta-retratos, decorativos – mais fácil será de fazer a limpeza.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.