50% dos brasileiros votariam em Joaquim Barbosa para Presidência da República, diz pesquisa

    IMAGEM NOTICIA 5O nome do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi testado pelo Instituto de Pesquisas Sociais Politicas e Economicas (Ipespe) para uma provável disputa presidencial em 2014.

    De acordo com o levantamento, 24% dos entrevistados disseram que votaria em Barbosa “com certeza”, 26% disseram que poderiam votar no ministro do STF. Os votos certos e prováveis somados chegam a 50% do eleitorado. A pesquisa entrevistou, por telefone, mil eleitores de todo país. Destes, 15% disseram que não votariam no ministro, já 31% alegaram que não conhecem o ministro “o suficiente para opinar”. Barbosa ganharia no Nordeste com 28% dos votos, e no Sul, 17% dos consultados, afirmaram que votariam no ministro. O nome do novo presidente do STF não foi apresentado, na tabela, com outros candidatos. A pergunta ao eleitorado lembra apenas que “as pessoas poderão reeleger Dilma Rousseff ou votar em outros candidatos”.

    No último mês de outubro, Joaquim Barbosa descartou a possibilidade de ir para a política. “De forma alguma, eu nunca fiz política. Não é agora que vou fazê-lo”. Informações da Folha de S. Paulo.