7 carros antigos que gostaríamos de ter na garagem

Que carros são paixões dos brasileiros, não há dúvidas. Ter um veículo mais bonito, novo ou mais potente é um sinal de status. Porém há alguns que estão mais presentes no imaginário dos apaixonados do que outros. Nisso, podemos incluir as raridades automobilísticas. Feiras e encontros de carros antigos são muito mais comuns e fáceis de encontrar atualmente do que há alguns anos atrás.

Mas não são todos os carros que podem ser considerados como clássicos. Segundo a Federação Brasileira dos Veículos Antigos (FBVA), órgão criado em 1987 para regular os automóveis antigos no país, há uma série de regras que devem ser seguidas para se alcançar esse status. Como ter, em média, 30 anos, ter 80% do carro original, para conseguir o certificado de originalidade e, assim, a tão valiosa placa preta.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 7 carros antigos que você adoraria ter, de acordo com os mais procurados na internet brasileira.

7 – Volkswagen Kombi

Foto reprodução

Criada pelo holandês Ben Pon, no final dos anos 40, foi um dos primeiros automóveis de carroceria monobloco. Seu lançamento foi em 1951. Porém, só nos anos 60 com os hippies é que ela ganhou status. Projetada para ser um veículo multiuso, a Kombi foi muito utilizada para viagens longas. Recriada por muito tempo, sua força foi tão grande que sua produção só foi descontinuada em 2013.

6 – Buick Roadmaster 1949

Foto reprodução

Divisão da General Motors, a Buick ficou conhecida por fazer carrosconfortáveis e luxuosos, porém, sem o preço salgado do Cadillac. A fórmula deu tão certo que ela é a montadora que mais durou no mercado americano. E o Roadmaster foi a sua obra prima. Criado em 1949, foi e é o carro mais conhecido e cultuado da empresa. Esguio e imponente, sua grade dianteira cromada dá um tom de sofisticação e design certo para a marca. Sua fama foi tão grande que ganhou participações em filmes, como “Rain Man”.

5 – Ford Maverick

Foto reprodução

Sucesso nos Estados Unidos, o Marverick, automóvel da Ford, achou que conseguia chegar ao mercado brasileiro em 1973 com uma proposta diferente da americana. Chegou diretamente para brigar com o Opala, com um motor potente, mas muito beberrão. A aposta não deu muito certo, foi produzido até 1979, porém ganhou fãs fieis e fervorosos que cultuam esse carro clássico até hoje.

4 – Volkswagen Passat

Foto reprodução

Carro de grande porte fabricado pela Volkswagen AG. O Passat foi produzido em várias gerações desde 1973, ele se situa entre o Volkswagen Golf/Jetta e o Phaeton na atual linha de produção da VW. Actualmente produzido na fábrica da VW em Emden, Alemanha, é normalmente chamado de Passat nos mercados europeus, mas recebeu vários outros nomes tais como DasherSantana e Quantum, particularmente em mercados das Américas.

O Passat sempre foi um dos modelos mais importantes da Volkswagen, situando-se no mercado de sedans médios. Sua introdução em 1973 foi decisiva, pois as vendas do Volkswagen Fusca estavam caindo, e os outros modelos maiores de tração traseira como o 411 e 412 não estavam se saindo bem no mercado. Seguindo a aquisição da Audi pelo grupo Volkswagen em 1964, a Volks pode usar a recém adquirida engenharia necessária para desenvolver um moderno carro de tração dianteira com motor refrigerado a água, e assim o Passat e o Golf (1976) foram os primeiros de uma nova geração de Volkswagens. De fato, o primeiro Passat foi baseado no Audi 80, permitindo que ele competisse de igual para igual com seus rivais europeus, diferente dos seus antecessores com motorização traseira a ar.

3 – Dodge Charger

Foto reprodução

Conhecido musclecar americano, o Dodge Charger é outro automóvel que impressiona por onde passa. Equipado com um potente motor V8, o design é o ponto mais chamativo do carro, com capô alongado e traseira curta, um teto extremamente baixo e as colunas traseiras alargadas. Os faróis ficam escondidos atrás da grade frontal. O poder do seu motor era tão grande, que ele chegou a participar da Nascar, uma das categorias de corrida mais famosas do mundo.

2 – Chevrolet Opala

Foto reprodução

Com 23 anos de produção no Brasil, o Opala foi o primeiro carro a ser fabricado aqui pela Chevrolet, em 1968. Uma mistura da carroceria alemã do Opel Rekord com o Opel Commodore, com a mecânica norte-americana do Chevrolet Impala. O conjunto dessas características resultou em uma direção macia, apesar do tamanho do automóvel, confiável, potente, confortável e luxuoso, características perfeitas para um veículo antigo tão amado.

1 – Volkswagen Fusca

Foto reprodução

E, finalmente, o carro clássico mais amado do país, indispensável em qualquer lista do mundo, o Fusca. Criado por volta de 1930 por Ferdinand Porsche para ser o carro do povo, a pedido de Hitler, conseguiu romper as barreiras da guerra e o ódio ao nazismo. Pequeno, barato e de fácil manutenção, o fusca esteve junto de todas as maiores mudanças mundiais. Encontrou espaço no coração dos brasileiros, que continua até hoje, em um tempo de instabilidade econômica e política, devido a sua robustez.

Agora você já sabe algumas dicas e os modelos mais amados no país, mãos a obra para realizar seu sonho e ter um desses. E acesse o site da AGF Parts e confira os melhores equipamentos de som para o seu carro.

....

COMPARTILHAR