9 combinações de alimentos que podem arruinar sua saúde

Por mais que você não acredite, há muitas combinações de alimentos que podem ser prejudiciais. Isso porque cada alimento tem seu tempo de digestão. Ao conjugarmos alimentos com tempos de processamento diferentes numa refeição, podemos acabar intoxicando o organismo.

Processamento de uma má digestão

Os alimentos mais leves só atravessam o intestino quando os mais pesados já tiverem sido digeridos. Isso vai fazer com que esses alimentos fiquem parados no estômago, num estado pré-digestão, durante várias horas, a uma temperatura entre 38 e 40 graus. Esse atraso a altas temperaturas provoca fermentações, que vão deixar o organismo intoxicado. Por isso, tomate e pepino devem ser comidos, de preferência, em ocasiões diferentes; pois levam tempos diferentes para serem digeridos.

Não só o potencial nutricional do alimento é aproveitado, como o corpo vai sofrer com as manifestações de uma digestão mal feita. Inchaço, gases, dores, náuseas e problemas intestinais revelam que os alimentos não foram absorvidos corretamente.

É claro que isso não deve ser impeditivo para que coma o que gosta; é mais um aviso que aquela sensação incômoda que sente após comer alguns alimentos pode ter causa nas combinações feitas nas refeições!

Foto reprodução

Saiba que combinações devem ser evitadas para não comprometer a qualidade da digestão.

Combinações de alimentos que prejudicam a digestão

1. Fruta para finalizar a refeição

As frutas têm um tempo de digestão muito rápido mesmo. Se forem ingeridas após uma refeição o tempo de permanência no estômago vai acabar sendo alargado. A fermentação é a consequência natural.

2. Bananas e leite

Quem não gosta de leite batido batido com banana? Mas ao misturar esses dois ingredientes, estará retardando o processo de digestão.

3. Queijo e legumes

Se combinar o queijo com legumes o inchaço é um sintoma quase que certo.

4. Massa com queijo ou com carne

As proteínas e o amido não demoram o mesmo tempo para digerir. Os níveis de acidez necessários para efetuar esse processo também são distintos.

5. Pão e suco de laranja

Aqui o conflito tem toda uma outra dimensão. A quantidade de ácido de que você vai precisar para processar o suco vai eliminar a enzima necessária para que o amido seja digerido.

6. Carne mais omelete de queijo

Nessa combinação a proteína está presente em excesso. O seu organismo só precisa de um tipo de proteína a cada refeição.

7. Melancia ou melão com outros alimentos

Esqueça o melãozinho com presunto! Essas frutas são para ser comidas isoladamente.

8. Fruta e iogurte

A digestão é atrasada perante a junção da fruta com qualquer produto de origem láctea. Esse abrandamento vai provocar alterações na flora intestinal e impulsionar a libertação de toxinas.

Fonte: DicasOnline

....

COMPARTILHAR