A fera vai voltar! Novo Jeep Lada Niva ressurge de forma triunfal

É hora de festejar como se fosse 1979 – há um novo Lada Niva a caminho. O modelo original de 1977 ainda está à venda na Rússia, onde os clientes continuam a gostar da marca de orçamento sem compromisso fundada pelos soviéticos.

ladaniva
Foto reprodução

A Renault, dona da Lada, fundiu a marca com seu companheiro de estábulo barato e alegre Dacia no ano passado, e a empresa revelou que já está trabalhando em uma nova versão do icônico off-roader a ser lançado em 2025.

lada niva 4x4 vision 6 e1535554394674
Conceito tem alguns traços em comuns com o Niva original Divulgação/Lada

O carro original foi rebatizado no ano passado como o Lada Niva Legend, enquanto outro modelo – o Niva Travel – é uma ressaca de uma parceria com a General Motors, refrescada em 2020. Apesar de ter 45 anos, a Lenda está programada para continuar o maior tempo possível na Rússia, diz a empresa, graças à alta demanda e a menos das regras incômodas que tornam os carros mais antigos obsoletos em outros países.

lada 4x4 vision concept bb63
Conceito tem alguns traços em comuns com o Niva original Divulgação/Lada

Lada começou como uma parceria entre a Fiat e o ministério russo do comércio nos anos sessenta, chamado AvtoVAZ até que a marca Lada foi lançada em 1973. A empresa era conhecida por seus produtos boxy e lentos, com carros como o Riva, Samara e Niva disponíveis no Reino Unido como runabouts incansavelmente baratos. A Renault assumiu a marca em 2016.

O vice-presidente de produto da Dacia, Lionel Jaillet, revelou a notícia no lançamento do novo MPV de sete lugares da Dacia, que é baseado na onipresente plataforma CMF-B do Grupo Renault que sustenta os carros desde o Renault Clio até o Nissan Juke. Essa engenharia também será colocada em uso no novo Niva, com a experiência 4×4 da Lada complementada pela ajuda de uma agência externa.

lada 4x4 vision concept interior a5b6
Foto reprodução

Não há nenhuma palavra sobre se o novo Lada Niva vai chegar até o Reino Unido, mas com um buraco em forma de Suzuki Jimny no mercado adoraríamos ver um 4×4 barato enchendo seus wellies. Você vai ser russo para experimentar o carro novo? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Fonte: TopGear