Novo Jipe Lada Niva ressurge na Ásia

É hora de festejar como se fosse 1979 – há um novo Lada Niva a caminho. O modelo original de 1977 ainda está à venda na Rússia, onde os clientes continuam a gostar da marca de orçamento sem compromisso fundada pelos soviéticos.

Antigo Lada Niva

A Renault, dona da Lada, fundiu a marca com seu companheiro de estábulo barato e alegre Dacia no ano passado, e a empresa revelou que já está trabalhando em uma nova versão do icônico off-roader a ser lançado em 2025.

O carro original foi rebatizado no ano passado como o Lada Niva Legend, enquanto outro modelo – o Niva Travel – é uma ressaca de uma parceria com a General Motors, refrescada em 2020. Apesar de ter 45 anos, a Lenda está programada para continuar o maior tempo possível na Rússia, diz a empresa, graças à alta demanda e a menos das regras incômodas que tornam os carros mais antigos obsoletos em outros países.

Conceito tem alguns traços em comuns com o Niva original Divulgação/Lada

Lada começou como uma parceria entre a Fiat e o ministério russo do comércio nos anos sessenta, chamado AvtoVAZ até que a marca Lada foi lançada em 1973. A empresa era conhecida por seus produtos boxy e lentos, com carros como o Riva, Samara e Niva disponíveis no Reino Unido como runabouts incansavelmente baratos. A Renault assumiu a marca em 2016.

O vice-presidente de produto da Dacia, Lionel Jaillet, revelou a notícia no lançamento do novo MPV de sete lugares da Dacia, que é baseado na onipresente plataforma CMF-B do Grupo Renault que sustenta os carros desde o Renault Clio até o Nissan Juke. Essa engenharia também será colocada em uso no novo Niva, com a experiência 4×4 da Lada complementada pela ajuda de uma agência externa.

Interior do Veículo Concept

Não há nenhuma palavra sobre se o novo Lada Niva vai chegar até o Reino Unido, mas com um buraco em forma de Suzuki Jimny no mercado adoraríamos ver um 4×4 barato enchendo seus wellies. Você vai ser russo para experimentar o carro novo? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Conceito tem alguns traços em comuns com o Niva original Divulgação/Lada

Nova geração do Lada Niva não deve demorar

O aguardado lançamento do novíssimo Lada Niva, previsto para o ano de 2025, promete liderar uma emocionante família de veículos todo-terreno, composta por quatro modelos distintos, incluindo um “irmão mais velho” chamado Grand Niva, juntamente com os já estabelecidos Niva Legend 4×4 e Niva Travel crossover.

Esse novo Niva será construído com base na plataforma CMF-B, pertencente ao grupo-mãe da Lada, a Renault Group. Essa plataforma é atualmente utilizada em modelos como o Renault Captur e o Arkana, que são notoriamente direcionados para estradas. No entanto, devido a circunstâncias geopolíticas e o conflito em curso na Rússia, a montadora optou por adaptar a nova geração do Niva à plataforma original do icônico veículo. Com isso, a Lada se compromete a integrar módulos especiais que assegurem que o novo Niva mantenha a admirável capacidade off-road de seu predecessor.

Nova geração do Lada Niva

Lionel Jaillet, vice-presidente de desempenho de produto da Dacia e Lada, esclareceu: “Nossa meta é aprimorar a plataforma ao máximo. Isso implica na redução dos balanços dianteiro e traseiro e na adaptação tecnológica, de modo que o novo Niva supere até mesmo o [Dacia] Duster em termos de capacidade off-road.”

Para garantir que o novo Niva se torne um verdadeiro “4×4 moderno de excelência,” a Lada planeja efetuar modificações nas dimensões da plataforma, ajustar os ângulos de abordagem e saída, além de oferecer uma caixa de redução e um inovador sistema de tração nas quatro rodas, que também está programado para ser incorporado no próximo Duster. Essas melhorias visam alcançar um equilíbrio entre as regulamentações modernas e a herança da marca, que é intrinsecamente ligada às duras e extremas condições russas. Como Jaillet enfatiza, “Embora não seja possível replicar exatamente a capacidade do modelo original devido às regulamentações atuais, nossa abordagem incorpora o melhor do espírito russo, que se desenvolveu em face de condições desafiadoras, para a criação de nossos próximos automóveis.”

Fonte: TopGear

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.