Acha que filtro solar não é necessário? Esta foto chocante mudará sua visão

Aquela música com o Pedro Bial nos aconselhando a usar filtro solar é, sem dúvida, uma das mais verdadeiras de todos os tempos. Você pode até discordar dos outros conselhos que o jornalista dá ao longo da canção, mas é realmente preciso que você não se esqueça de usar filtro solar.

A imagem do rosto de um caminhoneiro está sendo amplamente compartilhada por jornais de todo o mundo justamente com a intenção de nos mostrar, na prática, o que os raios solares podem fazer com a pele humana.

No caso do caminhoneiro, percebemos que há uma grande diferença entre o lado direito e o lado esquerdo de seu rosto: o esquerdo simplesmente parece muito mais velho do que o direito. Isso aconteceu porque foi esse lado que ficou mais exposto ao longo dos últimos 28 anos, enquanto ele dirigia seu caminhão e tomava Sol na pele sem usar filtro solar.

Foto reprodução

Danos visíveis

Com o passar do tempo, o lado do rosto que sempre ficou exposto ao Sol acabou envelhecendo mais rapidamente, e a foto foi publicada em um estudo divulgado no New England Journal of Medicine. Conforme a publicação, o caso do caminhoneiro é um exemplo de dermatoheliose, um problema de pele ocasionado pela exposição contínua aos raios solares.

A diferença nítida entre um lado e outro da face do homem aconteceu por causa dos raios ultravioletas, que conseguem passar pela janela do caminhão. Além de provocar o envelhecimento aparente, a exposição desprotegida ao Sol contribui para o desenvolvimento do câncer de pele. E aí, será que não está na hora de você começar a usar filtro solar?

....

COMPARTILHAR