Ações da Viva3 (Vivara) estão entre as preferidas para 2020

107

Em uma mais recente relatório divulgado na segunda-feira (02), a XP Investimentos mostrou forte otimismo em relação a performance das ações das varejistas em 2020 com destaque para as ações da Viva3 (Vivara). Dentre as listadas na B3, a bolsa brasileira, os papéis preferidos da corretora para o próximo ano são: Via Varejo (VVAR3), Vivara (VIVA3), Pão de Açúcar (PCAR4) e Lojas Renner (LREN3).

Viva3
Viva3

As varejistas tiveram forte desempenho no acumulado do ano. Segundo a XP, as ações das empresas do setor subiram 33%, na média, contra 23% para o Ibovespa.

Assim, mesmo o Brasil estando no início de uma recuperação econômica, os analistas da gestora acreditam que esse cenário ainda não esteja refletido nos fundamentos das empresas. Por isso, a expectativa é de que o ambiente econômico e o crescimento de lucro das companhias mantenha os múltiplos do setor varejista em patamares elevados.

As preferidas

VVAR3 e LREN3 com apostas altas

A escolha dessas empresas é justificada pelo cenário de recuperação econômica e pela lideranças que as companhias possuem em seus respectivos campos de atuação (duráveis e vestuário).

Além disso, a Via Varejo (VVAR3) e as Lojas Renner (LREN3) possuem fortes vantagens competitivas (valor da marca, oferta de crédito, escala e produto – principalmente para a Renner).

VIVA3 possui potencial de crescimento no lucro

De acordo com o site Jovem Investidor, a dinâmica de crescimento de vendas para o setor de varejo deve favorecer o crescimento de lucro das empresas em 2020. Durante a crise, muitas empresas fizeram um esforço adicional para diminuir a estrutura de despesas faz com que as companhias estejam mais eficientes, de maneira geral. Como exemplo, as despesas (SG&A) da Via Varejo permaneceram praticamente estáveis como porcentagem de vendas entre 2017-2019, apesar do fraco desempenho de vendas.

Além disso, na visão da XP Investimentos, aquelas empresas que possuem um plano de expansão de lojas mais robusto devem apresentar um crescimento mais forte nos próximos anos.

B2W e BTOW3 rebaixadas


Nas recomendações anteriores, a XP recomendava compra de B2W e de BTOW3. Agora, a posição para os papéis é neutra.

Essas ações subiram 31% no acumulado do ano (contra 23% para o Ibovespa). Assim, os analistas enxergam potencial de valorização das ações limitado nos preços atuais e, dessa forma, a realização dos lucros deve acontecer.

Outros papéis que mantiveram a recomendação neutra foram as Lojas Americanas (LAME4), a Magazine Luiza (MGLU3) e o Carrefour Brasil (CRFB3).

Fonte: SpaceMoney

....