Agricultores de Monte Santo recebem investimentos para fortalecer a ovinocaprinocultura

Agricultores e agricultoras familiares de Monte Santo, no território de identidade do Sisal, estão animados com a chegada dos investimentos do Governo do Estado, para o fortalecimento da ovinocaprinocultura na região. Por meio do projeto Bahia Produtiva, R$3,3 milhões estão sendo destinados às famílias da região, 61 abrigos rústicos com cisternas e 3.500 mudas de palma forrageira para cada beneficiário, para proporcionar infraestrutura e alimentação adequadas aos animais.

WhatsApp Image 2022 02 11 at 16.50.15 3
Foto reprodução

Além disso, está sendo construído um laticínio com capacidade de produção de 1.900 litros de leite de cabra por dia. O novo espaço terá equipamentos para favorecer a produção de leite pasteurizado, queijo, queijo coalho, iogurtes, bebidas lácteas e manteiga.

Quem comemora a aquisição dos equipamentos é a Cooperativa Regional de Agricultores e Agricultoras Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), que acessou o edital do Governo da Bahia. Charles Costa, presidente da cooperativa, comenta que o laticínio era um sonho antigo dos agricultores da região.

“A expectativa é muito grande dos agricultores porque o laticínio vai absorver toda a produção do município e, inclusive, de comunidades de municípios vizinhos. Esse laticínio será o local ideal para ter o fluxo contínuo de comercialização e isso impactará diretamente na renda, no melhoramento da produção e na qualidade de vida de cada agricultor”, destacou Charles.

WhatsApp Image 2022 02 11 at 16.50.15 4
Foto reprodução

Um dos 61 agricultores beneficiados pelo projeto, José Augusto Santos, aproveitou o novo aprisco com cisterna e construiu uma pequena sala de ordenha em anexo à nova estrutura, facilitando assim o seu processo de produção. “Eu quero que dê tudo certo com o laticínio, porque vai ser muito importante para mim, que já vendo um pouco de leite”.

WhatsApp Image 2022 02 11 at 16.50.15
Foto reprodução
WhatsApp Image 2022 02 11 at 16.50.16
Foto reprodução

Assessoria de Comunicação SDR/CAR