“Apague a luz e tome banho rápido” diz Bolsonaro após aumentar tarifa de energia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez apelo para que o brasileiro apague a luz e tome banho mais rápido, durante transmissão ao vivo realizada nas redes sociais.

O pedido de Bolsonaro ocorre dois dias depois de o governo anunciar aumento das tarifas em contas de energia e estabelecer a bandeira vermelha 2 para dezembro. “Eu apago todas as luzes do Palácio ao Alvorada, não tem o porquê. Tenho certeza de que você que está em casa pode apagar uma luz agora. A gente pede que apague uma luz para evitar desperdício, toma banho um pouquinho mais rápido”, disse o presidente.

JJDI3LH7JNBAPKTTN54TSI7CFI
Foto reprodução

Bolsonaro demonstrou ainda a sua preocupação com reservatórios em níveis baixos. “Estávamos esperando as chuvas no final de outubro e começo de novembro, mas não vieram. Acho que estão sinalizando para os próximos dias uma chuva”, afirmou.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu reativar as bandeiras tarifárias nas contas de luz e estabeleceu patamar vermelho 2 para o mês de dezembro. Esse é o nível com condições ainda mais custosas para geração de energia. A tarifa sofre acréscimo de R$ 6,243 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos.