Após acidente de moto, jovem de Cansanção aguarda em estado grave por uma vaga na fila da regulação do estado

fb85a2a8 0606 4b86 bc22 841a4c18e39cFamiliares e amigos do adolescente Cansançãoense Iran Feitosa, 15 anos, morador do povoado Junco da Laje Nova, estão fazendo uma grande mobilização nas redes sociais na tentativa de conseguir a transferência do mesmo que já aguarda há 10 dias em estado grave por uma vaga na fila de regulação do estado.

Iran sofreu um acidente de moto no dia 22 de abril entre os povoados de Lajedo e Junco da Laje Nova em Cansanção, na região norte da Bahia, de acordo com informações, no acidente ele teria caído sobre espinhos de mandacaru. Após ser socorrido e medicado, seu pai que reside na cidade de Ribeira do Pombal resolveu levá-lo para o Hospital Santa Tereza, um centro médico mais avançado, de acordo com laudo médico, após receber os primeiros atendimentos em Pombal, Iran fez uma série de exames em uma clínica particular na cidade, foi quando foi constatada a gravidade de seu caso e o mesmo foi internado.

No dia 28 de Abril o Hospital Geral Santa Tereza de Ribeira do Pombal acionou a regulação e pediu a transferência de Iran em uma UTI Móvel para um centro médico com serviço de Cirurgia Cardiotorácica atuante, porém até o presente momento o adolescente ainda não foi transferido e sofre na espera pela regulação.

Já são 10 dias de espera por uma vaga, sabemos que a Central Estadual de Regulação (CER) recebe demandas das diversas unidades de saúde do estado, porém o direito à saúde se insere na órbita dos direitos sociais constitucionalmente garantidos, o estado não tem o direito de escolher quem deve viver, é um absurdo tamanha negligência.