Após forte temporal, rio transborda, invade casas e deixa desabrigados na Bahia

Um forte temporal que atingiu a cidade de Pau Brasil, no sul da Bahia, entre o domingo (9) e esta segunda-feira (10), deixou 11 famílias desabrigadas, conforme informações da prefeitura do município.

De acordo com informações do chefe de gabinete da prefeitura, José Fernando Silva, o rio Água Preta, que corta a cidade, transbordou e invadiu alguns imóveis do município. A pior situação foi registrada na Rua da Jega, onde há imóveis construídos às margens do rio. As pessoas que moram nesse local foram retiradas das casas e levadas para uma escola de Pau Brasil.

pau brasil
Rio Água Preta trasnbordou e invadiu casas em Pau Brasil (Foto: João Brito/ Ascom Pau Brasil)

Alguns comerciantes tiveram prejuízos porque perderam mercadorias. As escolas estão funcionando normalmente. Conforme José Fernando, parou de chover na cidade por volta das 11h desta segunda.

O nível do rio baixou, no entanto, mas ainda não voltou ao normal e, por isso, as famílias desabrigadas ainda não voltaram para casa. O chefe de gabinete da prefeitura informou que as casas construídas às margens do rio estão eme área de risco e as famílias foram cadastradas em programa de moradia popular, mas ainda não há previsão de entrega dos imóveis.

Conforme dados o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de estudos Espaciais (Inpe), a previsão é de que a chuva continue nos próximos dias na cidade de Pau Brasil.

Na terça-feira (11) a temperatura deve variar entre 18ºC e 25ºC, com 20% de chances de chuva. Na quarta (12), a mínina é de 15ºC e a máxima de 24ªC. A possibilidade de chuva também é de 20%. O tempo deve melhorar na cidade a partir de quinta-feira (13), mesmo com as temperaturas ainda baixas, a chance de chuva é de 7%. A temperatura deve ficar entre 17ºC e 23ºC.

Fonte: G1/BA