Prefeitura de Euclides da Cunha divulga nota sobre Faculdade de Medicina

pmecNa última semana o prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, esteve em Brasília,  juntamente com o ex-secretário de Saúde do Estado da Bahia Jorge Solla, para credenciar o município a entrar na disputa com Euclides da Cunha por uma faculdade de Medicina que já foi autorizada pelo MEC para ser implantada na região.

Após a tentativa de Ribeira do Pombal de entrar na disputa, a prefeitura de Euclides da Cunha divulgou a seguinte nota:

A prefeitura de Euclides da Cunha, visando esclarecer algumas questões sobre o curso de Medicina que está sendo pleiteado pelo município junto ao Ministério da Educação (MEC), emite esta nota:

01 – O município de Euclides da Cunha foi pré-selecionado pelo MEC como uma das 4 cidades da Bahia com potencial para abrigar uma faculdade particular de medicina. Os outros municípios pré-selecionados foram: Brumado, Irecê e Senhor do Bonfim.  Tais municípios foram pré-selecionados de acordo com a análise de critérios relacionados  à relevância e necessidade social de oferta de curso de medicina.

02 – Estas quatro cidades da Bahia e mais dezoito da região nordeste já encontram-se na segunda etapa da seleção, que consiste na visita de representantes do MEC, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da  Educação Superior – SERES,  aos municípios  para conhecer e analisar  a estrutura dos serviços de saúde disponibilizados no município e na região de saúde.

03 – Na terceira e última etapa, o MEC lançará o edital de credenciamento para que as faculdades particulares interessadas em instalar o curso de medicina nas cidades aprovadas nas etapas anteriores se manifestem.

04 – Vale ressaltar que, apenas os quatro municípios do Estado da Bahia citados anteriormente  foram pré-selecionados pelo MEC, através de Estudo disponibilizado pelo Ministério da Saúde,  estando aptos a aderir ao edital do MEC e passar para a segunda etapa da seleção.

05 – O município de Euclides da Cunha já conseguiu a assinatura de diversos prefeitos de municípios de toda região, o que fortalece ainda mais a possibilidade do município ser um dos selecionados ao final do processo seletivo. A prefeitura também não tem medido esforços, mantendo representantes permanentemente em Brasília, ao lado de deputados e demais autoridades competentes, para conseguir alcançar esta importante conquista que representaria um marco na Educação de Euclides da Cunha e toda região.

 

06 – A prefeitura de Euclides da Cunha entende a importância desta conquista e o que ela representaria para o desenvolvimento do município, portanto, não medirá esforços para que o curso de Medicina seja instalado no município.

 

Administração Municipal