Após períodos de incerteza, Brasil registra recorde no número de criação de empresas

O ano de 2021 ainda teve reflexos da pandemia, com empresas sentindo as mudanças no mercado e tendo que se readequar às novas demandas dos consumidores. No entanto, ainda com as incertezas, o ano de 2021 registrou um nível recorde no número de criação de novos negócios no Brasil.

sss 1
Foto reprodução

Dados do Governo Federal apontam que foram aproximadamente 4 milhões de novos negócios criados no Brasil em 2021. Em comparação com o mesmo período de 2020, o aumento foi de aproximadamente 20%. Apesar do elevado número de novas empresas, cerca de 80% delas são de Microempreendedores Individuais (MEIs).

Segundo o Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria – estudo criado pelo Datafolha em parceria com o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo – a maior parte dos micro e pequenos empresários vê com olhos positivos o desenvolvimento da economia brasileira ao longo dos próximos meses.

Aproximadamente 63% dos entrevistados pela pesquisa acreditam que a situação de seu negócio melhorará ao longo dos próximos meses. Isso, por sua vez, indica que há uma grande expectativa de que ainda mais negócios sejam abertos ao longo do ano de 2022, com possibilidade de nova quebra de recorde no número de empresas criadas no Brasil.

Situação financeira tem melhora ao longo de 2022

Alguns dados que são apresentados também indicam que o microempreendedor e pequeno empresário consideram que a situação de sua empresa está ótima ou boa. Em comparação com uma pesquisa realizada no início de 2022, onde 54% dos entrevistados acreditam que a situação de seu negócio é bom ou ótimo, 56% dos entrevistados acreditavam que a sua empresa estava bem ou ótima no segundo quadrimestre do ano.

Os empresários também indicaram que a margem de lucro aumentou. Ou seja, há uma série de dados que reforça que as micro e pequenas empresas estão melhorando no cenário brasileiro. Com isso, os investidores possivelmente verão novas oportunidades para que novos negócios sejam criados.

Afinal, o otimismo dos empresários de sucesso é levado em consideração para que ainda mais pessoas decidam criar as suas empresas e se destacarem no mercado brasileiro. Juntamente com esse otimismo, é levado em consideração também o aspecto econômico, o qual não apresenta mais patamares preocupantes como os que foram apresentados no início de 2021.

Investimentos em publicidade continuarão sendo essenciais para o sucesso

Não basta uma empresa abrir as suas portas para ter sucesso em determinado mercado. É importante que o empresário saiba que o sucesso de sua empresa também depende de iniciativas para garantir que os consumidores saibam que a sua marca existe, bem como recorram a ela, quando necessário.

Um dos investimentos que será essencial para que as empresas tenham sucesso é o de marketing. Ao adotar boas práticas para que a sua publicidade tenha bons resultados, a sua empresa terá canais de contato com os clientes que poderão ser transformados em fontes de lucratividade para a empresa em diferentes períodos do negócio.

Investir na capacitação dos funcionários para que eles consigam ter acesso aos materiais mais recentes de marketing exige muito investimento por parte do empresário, desde a contratação, até os cursos para garantir que o seu pessoal está por dentro das tendências e sabe quais canais são os melhores para obter os retornos esperados.

Por isso, contar com uma agência que saiba quais estratégias são as melhores pode ser o melhor caminho para que uma empresa tenha sucesso em suas iniciativas de marketing. A AWISEE, por exemplo, é uma agência que tem anos de experiência e sabe quais iniciativas geram os melhores retornos para empresas de diferentes setores.

Assim como os seus clientes, você também pode utilizar o conhecimento e a experiência dos profissionais dessa agência de marketing para ter sucesso em suas iniciativas e acompanhar as tendências positivas para novos negócios no Brasil.