Ar-condicionado Split: Confira todos os benefícios

Nada deixa o consumidor mais feliz do que fazer uma boa compra. Mas adquirir um produto de qualidade por um preço justo nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. Quando estamos falando de um eletrodoméstico com um valor considerável, como o ar-condicionado, é preciso cautela e alguns cuidados na hora de fechar negócio.

O “grande herói do Verão” possui muitos modelos no mercado, porém, por se tratar de um aparelho com custo relativamente elevado e devido à natureza de sua instalação, ele costuma acompanhar o consumidor por muito tempo. Portanto, é prudente seguir alguns passos antes de compra-lo.

Separamos algumas dicas para ajudar você a escolher qual o melhor modelo de ar-condicionado comprar.  Nem sempre o mais potente é a melhor escolha. O ideal é verificar as características de cada um e optar pelo que atende à sua necessidade. Fatores como instalação e tamanho do cômodo podem influenciar diretamente na sua decisão. Confira os modelos:

Janela

É a versão tradicional e ainda a mais usada em residências e escritórios. Sua instalação é fácil, mas requer alguns cuidados como a vedação do eletrodoméstico na abertura da parede e colocação de uma mangueira ou pequeno cano para saída de líquido da condensadora.

Alguns aparelhos possuem versões com controle remoto e de temperatura, garantindo maior conforto e economia ao usuário, tendo em vista que o ar-condicionado não precisa realizar o processo de desarmar e armar o sistema constantemente, assim diminuindo o consumo de energia.

Split

O ar-condicionado split vem conquistando cada vez mais a preferência dos consumidores. Mesmo com um custo um pouco mais elevado em relação ao de janela, o Split compensa na economia mensal e também nas funcionalidades. Alguns aparelhos apresentam a tecnologia inverter, a mais sofisticada quando se trata de ar-condicionado.

Entre os recursos que acompanham esse tipo de aparelho, destacam-se:

  • Função Sleep: temperatura regulada durante a noite;
  • Timer: programação para ligar/desligar automaticamente;
  • Display Digital: informa a temperatura do ambiente no painel;
  • Função Turbo: refrigera o cômodo de forma mais rápida;
  • Desumidificação: diminui a umidade do ambiente;
  • Filtro de Carvão Ativado: elimina odores e evita alergias.

Outras características importantes

Além do modelo, outros itens devem ser levados em consideração. O que talvez cause mais dúvidas no consumidor é o BTU (Unidade Térmica Britânica – mede a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura). Calcular quantos BTUs são necessários para refrescar o cômodo requer alguns questionamentos como saber o tamanho do cômodo, quantas pessoas vão ficar no espaço e até a incidência do sol no ambiente.

Considerado um dos vilões da conta de luz, o ar-condicionado, atualmente, gasta muito menos energia do que diversos aparelhos domésticos usados no dia a dia, graças às novas tecnologias empregadas neste eletrodoméstico.

....

COMPARTILHAR