Asteroide gigante capaz de causar terremotos e erupções passa pela Terra esta noite

1990A Nasa informou que um asteroide gigante passará próximo à Terra nesta quinta-feira (24). Conhecido como 163899 ou 2003 SD220, ele passará pelo planeta a 8 km/s.

Segundo informações preliminares fornecidas pela agência espacial, o objeto rochoso possui 2 quilômetros de diâmetro.

O tamanho chama atenção dos especialistas. Segundo eles, o objeto rochoso é tão grande que é capaz de aniquilar completamente um continente em caso de uma colisão direta, provocando terremotos e vulcões.

O asteroide 2003 SD220 é um dos 17 que está sendo acompanhado de perto pela Nasa e por outros especialistas em astronomia. Por conta da proximidade com a Terra, há teorias de que ele seja maior do que o imaginado.

A Nasa afirma que não há motivos para pânico. O asteroide deve passar a quase 11 milhões de quilômetros da Terra, cerca de 28 vezes a distância entre a lua e o nosso planeta. Ele deve reaparecer em 2018.

size_810_16_9_super-lua-27Dois eventos astronômicos no dia

Além da passagem do asteroide, outro evento astronômico irá ocorrer na véspera do Natal. Pela primeira vez desde 1977, os habitantes da Terra poderão ver a Lua cheia na noite de Natal.

Segundo a Nasa, o pico da Lua cheia no dia do Natal será às 6h11 no horário de Nova York, 9h11 pelo horário de Brasília. A agência espacial ainda informa que o evento deverá ocorrer novamente apenas em 2034.

A Nasa pediu a todos que olhem para o fenômeno e pensem na sonda de reconhecimento lunar (LRO), que está investigando a superfície da Lua desde 2009.

“Quando olhamos para a Lua em tal ocasião, vale a pena lembrar que ela é mais do que apenas um vizinho celestial,” John Keller do Goddard Space Flight Center da NASA, em um comunicado. “A história geológica da Lua e da Terra estão intimamente ligadas de tal forma que a Terra seria um planeta drasticamente diferente sem a Lua”.