A Nasa informou que um asteroide gigante passará próximo à Terra nesta quinta-feira (24). Conhecido como 163899 ou 2003 SD220, ele passará pelo planeta a 8 km/s.
Segundo informações preliminares fornecidas pela agência espacial, o objeto rochoso possui 2 quilômetros de diâmetro.
O tamanho chama atenção dos especialistas. Segundo eles, o objeto rochoso é tão grande que é capaz de aniquilar completamente um continente em caso de uma colisão direta, provocando terremotos e vulcões.
O asteroide 2003 SD220 é um dos 17 que está sendo acompanhado de perto pela Nasa e por outros especialistas em astronomia. Por conta da proximidade com a Terra, há teorias de que ele seja maior do que o imaginado.
A Nasa afirma que não há motivos para pânico. O asteroide deve passar a quase 11 milhões de quilômetros da Terra, cerca de 28 vezes a distância entre a lua e o nosso planeta. Ele deve reaparecer em 2018.
Dois eventos astronômicos no dia
Além da passagem do asteroide, outro evento astronômico irá ocorrer na véspera do Natal. Pela primeira vez desde 1977, os habitantes da Terra poderão ver a Lua cheia na noite de Natal.
Segundo a Nasa, o pico da Lua cheia no dia do Natal será às 6h11 no horário de Nova York, 9h11 pelo horário de Brasília. A agência espacial ainda informa que o evento deverá ocorrer novamente apenas em 2034.
A Nasa pediu a todos que olhem para o fenômeno e pensem na sonda de reconhecimento lunar (LRO), que está investigando a superfície da Lua desde 2009.
“Quando olhamos para a Lua em tal ocasião, vale a pena lembrar que ela é mais do que apenas um vizinho celestial,” John Keller do Goddard Space Flight Center da NASA, em um comunicado. “A história geológica da Lua e da Terra estão intimamente ligadas de tal forma que a Terra seria um planeta drasticamente diferente sem a Lua”.