Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Fale Conosco
    • Home
    • Brasil
    • Carros
    • Variedades
    • Economia
    • Entretenimento
    • Saúde & Bem Estar
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Home»Destaque»Ateu denuncia escola da filha na Bahia ao MP por causa do “Pai Nosso” antes de aula
    Destaque

    Ateu denuncia escola da filha na Bahia ao MP por causa do “Pai Nosso” antes de aula

    Por Gabriel Araújo23 de fevereiro de 2016
    Facebook Twitter WhatsApp

    attO pai de uma aluna denunciou a escola da filha ao Ministério Público porque os estudantes são orientados a rezar o “Pai Nosso” antes das aulas, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. O aposentado José Ivanildo Cabral é ateu e acredita que a filha de seis anos pode ser induzida a se tornar religiosa pelo fato de fazer a oração na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães. O MP informou que investiga o caso desde fevereiro de 2015 e que vai recomendar a escola a evitar as práticas religiosas, já que o estado é e deve ser laico.

    Segundo Cabral, em casa, a educação é baseada no ateísmo, a ausência de crença em divindades. Mas, de acordo com ele, o colégio onde a menina estuda pratica rituais religiosos com os estudantes, o que significa uma falta de respeito à diversidade no ponto de vista do aposentado.

    ateu“É uma imposição porque está se colocando algo na mente de uma criança, indo contra os princípios da família”, reclama José Ivanildo. De acordo com Elisângela, secretária da escola, toda segunda-feira é feita a oração do “Pai Nosso” com os alunos, mas eles não são obrigados a participar. “Aqui não existe isso. Os alunos não são obrigados a fazer a oração”, afirma a funcionária.

    Mesmo sem a obrigação, o pai da estudante ainda considera a oração uma imposição religiosa. “O estado é laico, as escolas são um braço do estado e deveriam também respeitar a laicidade, respeitar a diversidade”, defende. Já Lenilda Freitas, que tem dois filhos na escola, concorda com a prática religiosa. “Eu acho normal. Acho que não prejudica em nada a criança”, conta.

    A secretaria de Educação de Simões Filho informou por meio de nota que não orienta nenhuma prática religiosa dentro das instituições da rede municipal, e que o ocorrido na escola Antônio Carlos Magalhães é um fato isolado.

    Ainda por meio da nota, a secretaria informou que a direção da escola realiza duas vezes por semana o “momento cívico”, quando é cantado o hino nacional e feita a oração do “Pai Nosso”, por ser considerada uma oração universal, sem nenhuma conotação religiosa. Já com relação à filha de José Ivanildo, a secretaria de Educação disse que a direção da escola encaminhou a situação ao conselho municipal de educação e aguarda o parecer técnico do órgão. (Veja mais no G1/BA) Foto reprodução TV Bahia

    destaque
    Gabriel Araújo
    • Facebook
    • Instagram
    • LinkedIn

    Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.

    • Posts Recentes
    3 de fevereiro de 2023

    Brasileiro gasta tempo e dinheiro para transformar VW Gol em SUV dos sonhos

    30 de janeiro de 2023

    Inteligência Artificial é a nova revolução industrial

    30 de janeiro de 2023

    É possível inverter a lógica educacional? Mestre em educação responde e explica como

    23 de janeiro de 2023

    Projetos da Transit ganham assistência padronizada da Ford

    Portal de Notícias
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2023 Portal de Notícias - Todos os direitos reservados

    Digite e pressione Enter para Pesquisar. Ou Esc para cancelar.