Atiradores a distância: Conheça a categoria Sniper de airsoft

Muitas vezes confundidas com armas de verdade, a prática do airsoft vem a cada dia conquistando mais adeptos. Conheça o modelo utilizados pelos franco-atiradores

Você já ouviu falar ou se interessa por Airsoft? Trata-se de um jogo que envolve simulação de práticas de guerra, com operações militares e policiais, na qual quem participa utiliza armas cujos projéteis não são letais, chamadas de “bbs” (projéteis de plástico). Há três tipos de armas utilizadas: elétrica, à gás e mola. Os sniper airsoft​, por exemplo, são franco-atiradores que comumente utilizam rifles a mola e a gás.

Na prática de airsoft, quando um dos participantes é atingido deve avisar aos demais, por iniciativa própria, uma vez que nos projéteis de plástico não possuem tinta, dependendo completamente da honestidade dos que participam para que seja uma prática justa.

O airsoft surgiu no Japão, nos anos 1970, no contexto de um país onde os cidadãos comuns não tinham permissão para porte de arma — e que gostavam de práticas de tiro. Antes, o airsoft se restringia ao tiro ao alvo, mas com o tempo tornou-se combate. É uma prática segura, uma vez que utiliza uma munição que não é letal e não machuca as pessoas que forem atingidas.

Com a indústria cinematográfica hollywoodiana, o airsoft ficou mais conhecido por se tornar mais popular, uma vez que cada vez mais há franco-atiradores, os snipers, e retratos de guerras e batalhas nos filmes produzidos nos últimos anos. Isso estimula a prática, de qualquer forma.

Os snipers, diferentemente do que se imagina, é alguém muito mais voltado para a estratégia e observação em jogo do que o participante que mais irá atirar. Ser um Sniper no airsoft é ter muito mais paciência e estratégia do que ação propriamente dita — embora ações pontuais e em sequência farão uma imensa diferença no final do jogo. Às vezes só resta ao franco-atirador aguardar o inimigo aparecer, e enfim entrar em ação.

Dentre os diversos equipamentos utilizados por praticantes do airsoft, cinco se sobressaem. Entre eles estão: óculos de proteção, a pistola 24/7, o rifle M5, as munições BBs, colete modular, bandoleira, além de uma boa farda.

Quais as principais armas utilizadas pelos participantes do airsoft?

– Snipers: podem ser de mola ou a gás, e precisam de uma recarga manual após cada disparo. Para quem deseja ser preciso na hora de atirar, essa é a arma indicada.

– Rifles: Há os AEG (elétricos) e os GBB (gás). O primeiro é uma versão similar aos rifles utilizados pelos principais exércitos de todo o mundo, e utilizam bateria para funcionar, sendo o tipo mais usado em jogos, dentre as suas especificações próprias, permitindo o acoplamento de lanternas e grips, objetos que complementam o rifle para torná-lo mais eficiente.

Os GBB, por sua vez, utilizam gás para fazer a propulsão do projétil. Como gases, utilizam o HFC, HFC134a, HFC22, GREEN GÁS, PROPANO e CO2. Possuem um maior realismo do que os rifles elétricos, embora exijam uma maior manutenção — acabam sendo mais caros para manter.

– Pistolas: Divididas em elétricas, GBB e Spring. A primeira é similar ao rifle AEG, sendo

comuns (não necessitam de CR para a compra e possuem baixa manutenção). A Gbb: as pistolas possuem ação dupla, uma vez que depois do primeiro tiro ser dado, o segundo ocorre em sequência. Já as Spring são frequentemente usadas no tiro ao alvo, e não são indicadas para airsoft porque precisam ser imediatamente recarregadas após cada disparo.

....

COMPARTILHAR