Bacia do São Francisco será debatida por especialista e produtores de cebola

bacirsfUm dos eventos de maior relevância para o agronegócio do Vale do São Francisco, o 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul, além de debater temas como produção, melhoramento genético e mercado, abrirá espaço para questões como assoreamento do rio, revitalização e preservação ambiental.  O evento acontece entre os dias 26 e 28 de abril, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro – BA, das 8h às 18h30.

A abordagem será feita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que traz para os visitantes a discussão ‘Bacia do São Francisco – Recomposição e Defesa’. De acordo com o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra, serão apresentadas ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, incluindo o Plano Novo Chico, um investimento do governo federal da ordem de R$ 34 milhões.

Os participantes dos seminários poderão ainda tirar dúvidas sobre preservação ambiental, obras para conter o desmoronamento da margem do rio, assoreamento e a ocupação de áreas de preservação permanente. “Essas obras promovem a recuperação e a preservação do rio, o que garante mais qualidade e quantidade de água para a população. Os beneficiados são os cidadãos”, afirmou Guerra.

Durante os três dias, o evento, que é uma realização da Aprocesf – Associação dos Produtores de Cebola do Médio São Francisco, Anace – Associação Nacional dos Produtores de Cebola e Embrapa,  promoverá ainda  palestras com representantes de   entidades, a exemplo da  Epagri e Embrapa, além de empresas, universidades e instituições ligadas ao setor agrícola.

Também estão previstas as presenças de empresários, produtores, pesquisadores e especialistas da Argentina e Uruguai e dos estados produtores de cebola do Brasil: Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Norte.

Serviço

26/4/2017

9h – Abertura Oficial

11h – Mercado de Cebola do Mercosul – com Daniel Schmitt -Epagri

14h – Melhoramento Genético da Cebola na Embrapa – com Valter Rodrigues Oliveira -Embrapa

15h – Nutrição Eficiente para Altas Produtividades – com Mitsuhiro Abe -SQM Vitas

16h20 – Cultivo de cebola por semeadura direta – com Franklin Freitas Silva – Geocomercial.

17h – Produção Sustentável de Cebola – com Jaírton de Araújo Fraga -Uneb

17h45 – Assembleia Geral da ANACE – Antônio Carlos Pagano, Presidente da ANACE

27/4/2017

8h20 – Armazenamento de Cebola Longa Vida – Agrocinco

9h – Os Desafios da Produção de Sementes de Cebola no Semiárido – com Paulo César Tavares de Melo (Professor Livre Docente – ESALQ/USP)

10h – Bacia do São Francisco – Recomposição e Defesa – Codevasf

11h – Melhoramento Genético da Cebola para Clima Tropical trás Benefícios para Produtores – com Patrícia Guerra e Wênio Barbosa -Nunhems

14h – Irrigação por Gotejamento – Tecnologia para Alto Rendimento da Cebola – Netafin

15h – Manejo Produtivo da Cultura da Cebola – com Guilherme Ogata -Arysta

16h20 – Painel dos Estados e Mercosul: apresentação dos dados de produção de cebola e consolidação do quadro de oferta – moderador: George Ricardo L. Bandeira -Bahiater

28/4/2017

8h – Visita de campo à área do Projeto Salitre, em Juazeiro, BA

12h – Encerramento

Clas Comunicação