Baiana de 120 anos pode ser a pessoa mais velha do planeta

9dv3hvcvxz_9huu16n792_fileAos 120 anos, a baiana Eurides Fagundes pode ser a pessoa mais velha do mundo.  A anciã, chamada carinhosamente de vovó, mora  em uma casa de apoio a pacientes com câncer na capital baiana. Ela nasceu em Salvador, no dia 6 de dezembro de 1894, conforme certidão de nascimento.

Vice-diretor da ASGAP (Associação Solidariedade Grupo de Apoio ao Paciente Portador de Câncer), Jorge Britto, contou que a mulher chegou ao abrigo há 18 anos quando se tratava de um câncer. Como a família da idosa é de Caboto, no município de Candeias, região metropolitana de Salvador, dona Eurides foi autorizada pelo presidente da casa de apoio a ficar na ASGAP e mora lá até hoje.

Apesar de não ser oficial, dona Eurides pode ser a pessoa mais velha do mundo, desbancando a japonesa Misao Okawa, que morreu aos 117 anos, em abril. Segundo Britto, eles até pensaram em dar entrada nos papéis para que fosse comprovado o título, mas desistiu para não causar nenhum tipo de constrangimento para a idosa.

“A gente teve até vontade, mas desistimos para evitar constrangimento. Não havia necessidade de tratá-la como garota propaganda” disse Jorge Britto.