Bancários da Caixa encerram greve; BNB mantém paralisação

650x375_1362067Em assembleia realizada nesta segunda-feira, 14, os bancários da Caixa Econômica Federal (CEF) decidiram encerrar a greve na Bahia, que durou mais de 20 dias. As agências devem reabrir normalmente nesta terça-feira, 15. Já os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) votaram pela continuidade da paralisação, segundo informou o sindicato da categoria.

Na última sexta-feira, 11, os bancários das agências privadas e do Banco do Brasil decidiram suspender a greve. Eles aceitaram a proposta de reajuste salarial da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e as agências reabriram normalmente nesta segunda.

A Fenaban ampliou para o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o índice de reajuste salarial para 8% (aumento real de 1,82%).

A proposta inclui ainda reajuste de 8,5% do piso salarial (ganho real de 2,29%) e de 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela individual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Também ficou acordado a compensação pelos dias parados de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.

A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR. (A Tarde)