Bebê é encontrado abandonado dentro de saco de lixo na Bahia

Um bebê foi encontrado abandonado dentro de um saco, em uma rua do bairro de São Caetano, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (26). O recém-nascido é um menino e foi achado por um morador do bairro.

O homem, identificado pelo prenome de Manoel, contou que passava no próximo ao lixo por volta das 5h30, quando ouviu a criança fazer barulho.

whatsapp image 2021 04 26 at 08.31.30
Bebê foi encontrado abandonado em meio a lixo em rua do bairro de São Caetano, em Salvador — Foto: Rildo de Jesus/TV Bahia

“Eu vinha passando e de repente eu ouvi um ‘miado’, eu pensei que fosse um gato. Aí pensei: ‘Não, isso tá estranho. Deve ser o choro de um bebê’. Aí eu vim para trás do carro, junto do lixo, e me deparo com uma criança atrás do carro, no lixo. Aí eu peguei essa criança, chamei uns colegas que estavam passando aqui para serem testemunhas. O pessoal dizendo para não pegar, que era para chamar a polícia, mas eu disse: ‘Não posso esperar a polícia chegar, por causa da vida dessa criança’”, contou.

Depois de pedir ajuda aos outros moradores, Manoel tirou a criança do saco em meio ao lixo e levou para a delegacia do bairro, mas não conseguiu suporte no local. Ele então recorreu a policiais militares, para levar a criança a uma unidade adequada.

“Eu tirei a criança do saco, assumi essa responsabilidade e graças a Deus a criança está bem. Saí pedindo ajuda para tentar levar a criança para o médico e não consegui. Foi aí que vem um ônibus e eu consegui chegar até o São Caetano. Fui na 4ª delegacia e o pessoal lá disse que não poderia fazer nada, que tinha que levar para o hospital. Aí eu ia lá para a base [da Polícia Militar], mas aí ia passando uma viatura que me deu socorro, eu pedi socorro. Aí a gente levou [a criança] lá para [a maternidade] o Pau Miúdo”.

A criança está na Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto, que é referência na capital baiana. Apesar do morador informar que ela está bem, ainda não há um posicionamento oficial da unidade sobre o estado de saúde do bebê.

Outro bebê abandonado

Este é o segundo registro de recém-nascido abandonado em Salvador nos últimos dois dias. Na manhã de sábado (24), outra bebê foi encontrada em uma caixa de papelão, no bairro de Paripe, que fica no subúrbio ferroviário da capital.

19a cipm
Recém-nascida é encontrada em caixa de papelão em Salvador com carta escrita por possíveis pais — Foto: Divulgação / PM

A criança foi encontrada por um homem, que atua como catador de reciclagem, com um bilhete dos possíveis pais dela. O bebê foi resgatado pela Polícia Militar em frente a um estabelecimento comercial de transportes coletivos, na Avenida Suburbana.

Uma carta foi encontrada junto com a criança, de nome Sophia. Na mensagem, o suposto pai falou sobre as dificuldades que está passando junto com a mãe do bebê. Ele disse que está sem ter o que comer em casa, e afirma que o casal não têm condições financeiras e psicológicas para proporcionar uma vida digna para a menina.

“Peço que cuidem muito bem da minha pequena Sophia e que ela cresça nos caminhos do Senhor. Saiba que nós te amamos, filha. Beijos de seu pai e de sua mãe”, escreveram.

As equipes fizeram contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e depois levaram a bebezinha até a Maternidade Tsylla Balbino, onde ela ficou recebendo cuidados médicos. O caso foi registrado na 5ª Delegacia Territorial.

Fonte: G1/BA