Black Hat: Uma técnica que pode trazer prejuízos

Se você está pesquisando sobre consultoria seo ou formas de como melhorar o marketing digital do seu site, provavelmente já ouviu falar nas palavras “black hat”. Mas, você sabe o que significa esse termo?

Antes de tudo, é fundamental conhecer cada estratégia de otimização de sites antes de apostar em melhorar o posicionamento do seu endereço eletrônico nos buscadores, afinal, algumas técnicas podem acarretar muitos prejuízos e dores de cabeça para o seu comércio ou empresa.

As técnicas SEO têm como principal objetivo proporcionar resultados positivos para uma marca através do seu bom posicionamento na busca orgânica de buscadores como o Google, por exemplo.

No entanto, algumas táticas podem ser consideradas abusivas e até mesmo ilícitas, como as “black hat”. Continue lendo nosso conteúdo para saber mais sobre essa técnica e as punições do Google para quem tenta burlar as regras.

Afinal, o que são Black Hats?

Em oposição às “white hats”, o termo “black hat” é usado para tratar sobre o uso inadequado de palavras-chaves.
Para ficar fácil de entender, basta se lembrar dos filmes de faroeste em que os bonzinhos usavam “chapéus brancos” e os vilões “chapéus pretos”, com a correspondência na língua inglesa “white hats” e “black hats”, respectivamente.

Como funcionam as Black hats?

Ao fazermos uma pesquisa no Google, esperamos que o resultado da nossa busca seja satisfatório logo nas primeiras páginas, não é mesmo? Pois é exatamente isso que os algoritmos do Google tentam garantir.
Os algoritmos, também conhecidos como indexadores, fazem uma espécie de conferência nas palavras-chaves e links de cada site para chegar a conclusão se aquela página é ou não relevante, e se merece de fato estar nas primeiras posições de resultados de busca por determinado termo.
Em resumo, as black hats tentam enganar os algoritmos com o uso de palavras para manipular o resultado das buscas.
Neste ponto ressaltamos a importância de contar sempre com um consultor seo para evitar cometer erros, sejam eles intencionais ou não, e por consequência deixar de ter seu site indexado pelo Google.

Quantas técnicas de Black Hats existem?

É isso mesmo, não há apenas uma maneira de acabar fazendo uma black hat, mas sim várias.
Cada técnica tem um nome diferente, entre elas estão: keyword stuffing, conteúdo oculto, conteúdo duplicado, cloaking, doorway page ou gateway page, linkfarm, private blog networks (PBN), blog spam, SEO negativo entre outros – mas todas elas cometem infrações que podem custar caro para sua marca.

Quais as punições por realizar Black Hats?

Já deu pra perceber que apesar de tentar melhorar o posicionamento nos sites de buscas, a utilização das black hats não podem ser consideradas como forma de otimização de seo, isso porque podem trazer consequências muito ruins.

Caso você não siga as regras do Google, seu site está sujeito a sofrer punições como queda de até 950 posições no rankeamento, além do banimento permanente da URL no site de busca. Arriscado, não é?

Mas então, como fugir das Black Hats?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o uso de palavras-chaves para melhorar o posicionamento de seu site na busca orgânica, ficou claro que cuidar de seo marketing digital não é tarefa tão fácil quanto parece.
Por isso, contratar uma empresa de marketing digital como a Webfoco é uma boa solução, principalmente se você quer obter resultados assertivos.

A Webfoco atende clientes renomados e atua no ramo há 10 anos. Entre em contato e conheça mais sobre as ferramentas seo e links patrocinados.

....

COMPARTILHAR