Blindagem de pneus: o que você precisa saber

Trafegar tanto em áreas urbanas quanto em estradas traz preocupações que vão além da manutenção do carro. A segurança do condutor e de seus passageiros levantam discussões que culminam na implantação de novas soluções.  A blindagem de pneus é uma delas. Você conhece esse tipo de serviço?

Recém-chegada no mercado, a blindagem de pneus  vem conquistando muitos adeptos. São motoristas preocupados com armadilhas nas estradas e atentos às condições das pistas, muitas vezes precárias. O objetivo é o mesmo da blindagem de vidros e lataria: trazer proteção em casos extremos. A RJ Pneus, empresa que realiza o serviço no Rio de janeiro, traz algumas informações sobre o assunto. Confira:

O que é a blindagem de pneus?

Imagine a seguinte situação: você está em viagem com sua família e se depara com a estrada cheia buracos. As chances de danificar e até estourar os pneus são grandes. Com a blindagem de pneus, os perigos de um acidente por esse motivo são minimizados. A blindagem prevê sistemas de vedação de furos e proteção em caso de pneu solto. Com o procedimento, é possível rodar vários quilômetros até que a troca dos pneus seja segura de se realizar.

Tipos de blindagem nos pneus

Blindagem com cinta metálica
Procedimento simples e eficaz. Uma espécie de cinta envolve toda a roda, o que impede o pneu de se soltar até mesmo em ocasiões em que ele estiver furado ou vazio. Neste tipo de blindagem, o motorista consegue percorrer até cinco quilômetros após um acidente com o pneu.

Blindagem com cinta de nylon rígido
O processo é semelhante ao da cinta metálica. A vantagem é que o nylon rígido é mais resistente, permitindo ao o carro rodar por até 30 quilômetros antes da troca.

Blindagem com cinta de borracha
Dentre as três opções, a cinta de borracha é a que apresenta tecnologia mais avançada e benefícios. O sistema de funcionamento é o mesmo das outras cintas, porém, como o material da borracha é macio, a possibilidade de quebra de roda é mínima. A cinta de borracha é a única opção de blindagem que, mesmo nos casos de dano total do pneu, o mesmo pode rodar diretamente no asfalto.

Custo x benefício

Os preços variam de acordo com o tipo de cinta escolhida e local onde o motorista realizará o procedimento. Porém, para condutores que se preocupam com a segurança e que costumam trafegar em regiões perigosas, o custo benefício é grande. Além de proteger os pneus e rodas, a blindagem aumenta a vida útil do pneu, oferece proteção contra a perda de pressão e de ar, além de oferecer conforto e economia.

Vale a pena lembrar que o procedimento de colocação das cintas deve ser feito por profissionais que realmente entendem do assunto para que você utilize 100% das funcionalidades. Deve-se ficar atento a ofertas mirabolantes para evitar que o motorista caia em fraudes e golpes.

....

COMPARTILHAR