Bolo, pamonha e canjica: aprenda receitas simples com milho para se deliciar no São João

Além dos fogos de artifício, das quadrilhas e da fogueira, tem uma coisa que nos deixa ansiosos para o período de São João: as comidas típicas. Por isso, a equipe do Varela Notícias selecionou algumas receitas deliciosas tendo o milho como protagonista principal para você degustar durante o período junino.

pamonha-404x320Pamonha:

Ingredientes:

12 espigas de milho verde amarelas;
1 litro de leite;
2 xícaras de chá de açúcar;
2 colheres de sopa de manteiga derretida;
1 colher de sobremesa rasa de canela em pó;
1 pitada de sal;

Modo de Preparo:

Debulhe as espigas de milho até aparecer o sabugo. Bata no liquidificador com o leite. Peneire, acrescente o açúcar, a manteiga derretida, a canela e uma pitada de sal. Despeje a mistura em um refratário e leve ao forno previamente aquecido, em banho-maria, temperatura média, por aproximadamente uma hora.

CanjicaCanjica de milho:

Ingredientes:

7 a 8 espigas de milho;
600 ml de leite;
2 xícaras de chá de açúcar;
1 colher de sopa rasa de manteiga;
Canela em pó para polvilhar.

Modo de Preparo:

Debulhe as espigas e bata os grãos no liquidificador com um pouco de leite. Coe e esprema bem na peneira. Coloque em um refratário o restante do leite, o açúcar e a manteiga. Leve o recipiente por 12 a 15 minutos na potência alta, mexendo a cada três minutos até formar um creme. Coloque em potinhos e polvilhe canela. Depois de frio, leve a geladeira.

bolo-de-milhoBolo de Milho:

Ingredientes

1 lata de milho verde
1 medida (a mesma da lata) de fubá
1 medida de açúcar
1 medida de leite de coco ou de gado
3 ovos
2 colheres de manteiga
1 pitada de sal
2 colheres de chá de fermento em pó

Modo de preparo

Liquidifique o milho verde com o leite e depois peneire o líquido para sair o bagaço (de preferência em uma peneira dos furos largos). O líquido deve ser despejado no liquidificador novamente e depois ir acrescentando os outros ingredientes, exceto o fermento. Por fim, acrescente o fermento mas não liquidifica, apenas mexe com uma colher. Coloque a massa em uma forma untada e asse até que fique dourado.

CUSCUZCuscuz de Milho Verde:

Ingredientes

500 gramas de farinha de milho
1/2 vidro de leite de coco
2 xícaras de leite
1 lata de milho ou milho de duas espigas
sal a gosto

Modo de preparo

Rale o milho ou bata no liquidificador com 1/2 xícara de leite. Coloque a farinha de milho em uma tigela e umedeça com a mistura de milho, o sal e um pouco de água caso fique seco. Coloque em uma cuscuzeira com água e cozinhe no vapor até ficar firme. Depois desinforme, regue com o restante do leite e o leite de coco. Sirva em seguida.

milho-cozidoMilho Cozido:

Ingredientes

8 espigas de milho descascadas
1 colher (chá) de sal
Manteiga a gosto

Modo de preparo

Use uma panela grande, para as espigas se acomodarem bem. Pode parti-las ao meio também, é só cortar com a faca sobre uma tábua. O milho cozinha muito bem no vapor, então não precisa encher de água até cobrir as espigas. Coloque o sal e as espigas. Cozinhe em fogo alto por 10 minutos, com a panela tampada. Para ver se o milho está bem cozido, espete uma espiga com um garfo. Sirva e coloque manteiga a gosto.