Caminhada é boa alternativa para superar o sedentarismo

sedentarismoO sedentarismo atinge cerca de 45,9% da população brasileira, segundo dados do Ministério do Esporte, divulgados em junho deste ano. Como esse estilo de vida é um dos que mais trazem prejuízo para a saúde, sendo considerado um fator de risco, mudar esse comportamento é fundamental para se manter afastado de doenças e ter mais disposição.

Entretanto, nem todos podem arcar com os custos de uma academia ou ir a um clube semanalmente para se exercitar. Para esses casos, a caminhada é a atividade física mais fácil e econômica de ser feita, podendo inclusive ser realizada no próprio bairro ou em um parque público próximo.

Vantagens da caminhada

Além de ser fácil de ser feita, a caminhada permite ao praticante uma melhora na circulação sanguínea, o fortalecimento do sistema respiratório, a diminuição dos riscos de desenvolver osteoporose e doenças mentais. Além disso, a prática ainda ajuda no controle do peso e no tratamento do diabetes.

Como começar

Antes de começar a caminhada, é necessário observar se possui um par de tênis com amortecimento, como esses, que deixa o corpo mais confortável para a atividade, além de roupas leves para evitar o suor excessivo.

Em seguida, escolha o lugar onde caminhar. O ideal é que não exista obstáculos, o que inclui semáforos e estabelecimentos comerciais, para não interromper a caminhada. Pode ser até o quarteirão de casa, desde que o praticante dê pelo menos duas voltas. Para não ter dores depois e ainda evitar lesões durante o exercício, é recomendável fazer um breve alongamento antes da prática, e alongar novamente após voltar para a casa.