Cansanção e Quijingue entram em emergência; Bahia tem 4,3 milhões de afetados pela seca

Mais duas cidades entraram em emergência por estiagem no Estado. As últimas a terem o decreto reconhecido foram Cansanção e Quijingue, que ficam na região sisaleira. Para cada uma, o decreto tem validade de 180 dias, iniciados esse mês  em Cansanção e em Quijingue.

seca

Conforme dados das próprias prefeituras, a população afetada em Quijingue é de 84%, o que representa 23,9 mil dos 28,5 mil moradores. Em Cansanção, a estiagem prejudicou 48,5% da população, ou 17,5 mil dos 36,1 mil habitantes. Os dados são divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec).

Em todo o estado, já são 225 cidades com decreto de emergência por seca e estiagem, o que dá mais da metade do total de municípios [417] atingido pelo problema. Com isso, em torno de 4,3 milhões são afetados, 28% da população baiana de 15,3 milhões conforme última estimativa do IBGE em 2016.

Com os decretos de emergência, as cidades recebem auxílio de carros-pipa e podem fazer dispensa de licitações para aquisição de itens indispensáveis.

Bahia Notícias