Cansanção: Nova Vila no assentamento Nova Esperança será inaugurada

A vida dos moradores do Assentamento de Nova Esperança, na região rural de Cansanção (BA), ficará melhor a partir de março. Na sexta-feira, dia 8, as famílias participarão da entrega de chaves da nova vila desenvolvida pela Santa Luz Desenvolvimento Mineral – SLDM, empresa Leagold Mining, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Foto reprodução/SLDM

A iniciativa é parte de um compromisso socioambiental firmado em 2014 pela companhia e mediado pelo Incra para realocar as então 82 famílias. O objetivo era melhorar a condição de vida dos moradores, afastando-os de poeira e barulhos decorrentes das atividades da mina. A nova vila foi construída no terreno do assentamento já existente (aproximadamente 13 mil hectares), tendo apenas se deslocado para uma área escolhida pelos moradores e que já tinha uma ligação com a comunidade, em função de que foi o ponto onde iniciou o assentamento.

O espaço e o projeto arquitetônico foram moldados para melhor acomodar os imóveis e dar praticidade à vida na comunidade. A escola, por exemplo, fica no centro da vila. “Estamos provando que o relacionamento entre mineração e sociedade pode ser saudável. É um processo transparente e respeitoso de ambos os lados”, diz Cristina Maria Fernandes Carvalho, analista de Relacionamento com a Comunidade da SLDM.

Ao todo o projeto envolve, 97 casas – o número de habitantes aumentou desde o acordo inicial por causa da formação de novas famílias; uma casa comunitária para realização de atividades, uma creche; uma escola que atende até o 5º ano do ensino fundamental; uma quadra esportiva; um parquinho recreativo infantil; um posto de saúde; além de 17 boxes para comércios variados.

As moradias têm 60 m², com dois ou três quartos, e contam com todas as dependências necessárias, como cozinha, banheiro e sala, além de duas cisternas com capacidade de 5 mil litros de água cada.

O lote produtivo de cada família não foi alterado nesse processo de construção da nova vila, continuam distribuídos de acordo com o projeto do assentamento estabelecido pelo Incra.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Cansanção, toda a vila foi iluminada e encontra-se em processo de acordo, também com a Prefeitura, o funcionamento da escola e do posto de saúde.

A vila conta com algumas inovações para simplificar o dia a dia dos moradores, como um sistema de bombeamento, uma estação de tratamento de água e uma caixa de água com capacidade de 50 mil litros, para abastecer o local. Também, a nova vila dispõe de uma estação de tratamento de esgoto que atende todas as casas.

Uma ponte do tipo passagem molhada foi construída para integrar a vila às comunidades próximas com mais agilidade.

Inauguração

A cerimônia de inauguração da nova vila do Assentamento de Nova Esperança está marcada para as 9h do dia 8 de março, sexta-feira, na nova casa comunitária. Na ocasião, lideranças da comunidade e representantes da SLDM e do Incra vão conversar sobre a novidade e as expectativas sobre o futuro.

Depois, haverá a entrega simbólica das chaves dos imóveis. Entre a inauguração e a mudança das famílias para o novo espaço haverá um calendário de transição, com a adaptação das famílias e demolição do espaço ocupado anteriormente.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.