Cansanção: Ranking do Folha de São Paulo mostra avanço histórico em Saúde, Educação e Saneamento

Após figurar por décadas no porão do Desenvolvimento Social, oscilando sempre entre os 10 últimos colocados dentre os 417 municípios da Bahia, Cansanção teve um avanço surpreendente nos últimos anos em Saúde, Educação e Saneamento, de acordo com o Ranking REM-F, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo.

obra21

O Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F) mostra quais municípios do Brasil conseguem melhores resultados em saúde, educação e saneamento gastando menos. Dos 417 municípios da Bahia, Cansanção aparece entre os 173 melhores colocados, uma posição ainda distante da ideal, porém quando comparada com os indicadores de 4 ou 5 anos atrás ou com a posição que os municípios vizinhos ocupam, a posição pode ser considerada histórica.

Com um avanço recorde de 42%, Cansanção está entre os 5 municípios baianos que mais cresceram nas áreas pesquisadas pelo índice. Ferramenta inédita lançada pela Folha em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral, o ranking também torna transparente a forma como as prefeituras do Brasil entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.

szszz

O Ranking REM-F leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.

Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Pesquisa nacional do Datafolha mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras.

Em crise, os municípios espelham também alguns dos principais desafios do país, como o crescimento do gasto público, a dependência de verbas federais, a perda da dinâmica da indústria e a ascensão do agronegócio. Veja abaixo os indicadores de alguns municípios da região:

szsz

Para pesquisar os indicadores de todos os municípios, basta entrar no link: http://www1.folha.uol.com.br/remf/