Cansanção recebe caminhão-pipa para combater efeitos da seca

fotoCansanção e mais 70 municípios de 19 territórios de identidade da Bahia receberam nesta segunda-feira (4) caminhões-pipa para o combate aos efeitos da seca. A entrega, realizada no Parque de Exposições de Salvador pelo governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, César Borges, faz parte do conjunto de ações estruturantes do Estado para a convivência com a estiagem, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O prefeito Ranulfo Gomes recebeu pessoalmente a chave do caminhão em Salvador.

O Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais é destinado a municípios com até 50 mil habitantes e prioriza as cidades em situação de emergência que possuam maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais.

O prefeito Ranulfo, comemorou mais uma conquista para Cansanção “Temos um grande Deficit de caminhões-pipa principalmente no período de seca, a chegada desse caminhão irá aliviar a demanda de abastecimento de água em diverssas comunidades” disse.

As prefeituras contempladas contam ainda com capacitação técnica para os condutores dos caminhões. Realizado pela Secretaria da Agricultura (Seagri), o treinamento é dividido em parte teórica, parte prática e check list dos equipamentos.

Segundo o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, a complementação do Estado aos kits mecanizados doados pelo governo federal reforça ações como a melhoria de estradas vicinais e aguadas. “Este complemento faz com que municípios sem recursos para a compra desse tipo de equipamento tenham condições de melhorar as estradas, fazer a limpeza de aguadas e trabalhar a agropecuária como um todo”.

Além de caminhões-pipa, as prefeituras que preencherem os critérios recebem pás-carregadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras e caminhões-caçamba, totalizando até cinco equipamentos para cada município.