Cansanção: Rondonistas da Unijuí realizam primeira ação no Projeto Rondon

    DSC 0196Nesta terça-feira, 15, aconteceu a primeira oficina ministrada pelos rondonistas da Unijuí. O tema da oficina foi Linguagem e Técnica Fotográfica e contou com a participação de mais de 100 pessoas dos povoados, município e também de cidades vizinhas estiveram presentes na União das Associações dos Produtores Agrícolas de Cansanção.

    A programação, que foi realizada em parceria com a ONG Humana, contou com a apresentação do projeto de fotografia Imagem do Sertão, realizado pelos jovens da comunidade e coordenado pelo professor Alfredo Matusse. Através de dinâmicas com os presentes, o professor Paulo Ernesto Scortegagna explanou sobre a linguagem e técnica fotográfica.

    DSC 0237Com o objetivo de aproximar a teoria da prática e despertar nos participantes o olhar fotográfico, a oficina propôs uma reportagem fotográfica que foi elaborada em grupos com a orientação dos rondonistas. Através de temas previamente estabelecidos pelos grupos, eles saíram às ruas de Cansanção fotografando as cenas para compor as reportagens, utilizando a teoria aprendida anteriormente sobre linguagem.

    Após a captação das imagens e seleção das fotos para a reportagem, os grupos apresentaram aos demais o trabalho desenvolvido. Ao final da oficina, os participantes receberam um comprovante de horas.

    Por: Talita Mazzola