CAR avalia investimentos na ovinocaprinocultura no território Bacia do Jacuípe

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) avalia os impactos dos investimentos realizados no sistema produtivo da ovinocaprinocultura e a viabilidade de novos recursos para essa atividade no território da Bacia do Jacuípe. Para isso, representantes da empresa estiveram no município de Pintadas, nesta quarta-feira (26), e visitaram a Cooperativa Regional de Alimentos Bahia, FrigBahia.

Foto: CAR

A FrigBahia possui o maior frigorífico do Nordeste para o abate de ovinos e caprinos e produção de cortes finos da marca Fino Sertão. A Cooperativa recebeu apoio do Governo do Estado, por meio do projeto da CAR, Bahia Produtiva, com investimentos da ordem de R$ 4,4 milhões. Foram aplicados recursos no fortalecimento da base de produção de caprinos e ovinos, na gestão do empreendimento, na assistência técnica e extensão rural (ATER) e na qualificação da agroindústria.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, explica que a região é conhecida pela sua forte presença na criação de caprinos e ovinos, o que tem se mostrado uma atividade importante para a economia local. “Estivemos na Frigbahia e a proposta é abater 1.500 animais por mês envolvendo mais 300 agricultores familiares. A ovinocaprinocultura tem se mostrado uma atividade promissora na região da Bacia do Jacuípe e a CAR está empenhada em torná-la ainda mais rentável e sustentável”.

A empresa tem trabalhado em parceria com produtores, associações e cooperativas locais para fomentar o desenvolvimento da ovinocaprinocultura na região. Com isso, tem sido possível implementar diversas ações que visam melhorar a qualidade da produção e a rentabilidade dos criadores e criadoras.

Entre os investimentos realizados estão a melhoria genética dos animais, a capacitação dos produtores em técnicas de manejo e produção, a construção de instalações adequadas para a criação e a implementação de programas de incentivo à produção e apoio à comercialização dos produtos. Além disso, a CAR tem investido na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias para a ovinocaprinocultura. Somente pelo projeto Bahia Produtiva foram mais de R$15,3 milhões investidos neste segmento no território Bacia do Jacuípe.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.