Carroceiros são denunciados por maus-tratos no interior da Bahia

Carroceiros foram flagrados supostamente maltratando um cavalo em Feira de Santana, no interior da Bahia, a cerca de 100 km de Salvador. Em vídeos publicados no Instagram, na última terça-feira (6), é possível ver o cavalo suspenso, enquanto dois homens descarregam algum tipo de material da carroça.

Maus-tratos são registrados no interior da Bahia

O vereador Galeguinho SPA (PSB), que também publicou o vídeo denunciando o caso, afirmou que atitudes como estas demonstram falta da empatia e sensibilidade com o próximo, principalmente, com o animal que ali está sendo exposto a maus-tratos.

“São cenas lastimáveis de brutalidade, pois a gente percebe a grande falta de empatia, sensibilidade, até mesmo o amor próprio com o próximo. Estamos no século XXI e ainda presenciamos esses tipos de violência. É necessário que existam políticas públicas voltadas, principalmente, na busca de tirar esses animais das ruas. Nós, como representantes, procuramos buscar recursos legais, mas infelizmente só cabe ao Executivo, e diversos projetos que já fiz foram barrados na Câmara, justamente pelo alto custo que se tem, mas não podemos cruzar os braços”, disse o vereador em entrevista ao site Acorda Cidade.

Galeguinho ainda acrescentou que tenta identificar as pessoas do vídeo. “Estamos buscando o setor jurídico, como forma de possibilitar a identificação destas pessoas e inclusive está sendo montado um Projeto de Lei que visa extinguir aqui em nosso município esse tipo de transporte com o uso de animais. A gente entende que existem pessoas do bem, que utilizam o animal como ferramenta necessária para o sustento da casa, mas existem aqueles que maltratam como se fossem lixo e por isso ficamos revoltados com tudo isso”, afirmou.

No Brasil, maltratar um animal é crime previsto em lei (9.605-98). A pena para quem for condenado vai de três meses a um ano de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedente criminal. Em Feira, para denunciar maus-tratos contra animais ou até mesmo abandono em vias públicas, a população pode entrar em contato através do 156 ou pelo (75) 3614-3613.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.