Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Fale Conosco
    • Home
    • Brasil
    • Carros
    • Variedades
    • Economia
    • Entretenimento
    • Saúde & Bem Estar
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Home»Bahia»Cemitério de Euclides da Cunha vira lugar de despacho
    Bahia

    Cemitério de Euclides da Cunha vira lugar de despacho

    Por Gabriel Araújo4 de setembro de 2015
    Facebook Twitter WhatsApp

    camiterioA colocação, despacho, farofa, vela, ave e até bebida alcoólica na porta do cemitério, tem revoltado a comunidade euclidense.
    Usar a calçada, porta ou a área interna de um cemitério para colocar oferendas que supostamente venham a tirar do corpo ou da cabeça coisas que lhes atormentam, não é o meio mais adequado, nem indicado, nem mesmo uma boa ação, mesmo com a melhor das intenções por parte de quem pratica.

    O campo santo é um lugar sagrado. É lá que muitos descansam e, em algum dia, por algum motivo, todos nós viventes descansaremos eternamente e iremos usufruir do sono perpétuo daqueles que ali chegaram primeiro do que nós. Por isso, não fica bem na fita, quem usa esse pedaço de terra sagrada para colocar ‘despachos’ como este que ilustra esta reportagem, flagrado nas primeiras horas da manhã da última terça-feira (1º).

    Seria de bom alvitre que curandeiros, conselheiros espirituais, pais de santo que trabalham com oferendas, orientar aos seus “pacientes” para evitar colocar despachos na porta do cemitério, pois aqueles que descansam em paz, certamente não bebem, não fumam cigarro ou charuto, não comem galinha, galo, frango, farofa, não bebem cerveja, nem mesmo aquela que não estufa, segundo um comercial de TV.

    É bom lembrar que esta reportagem não é contra a prática de qualquer tipo de religião, crença, etc. E para quem não sabe, o Brasil é um país laico e a sua Constituição da República Federativa de 1988, em seu artigo 5º, inc. VI, garante a inviolabilidade, liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantia na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias. Mas, convenhamos o Cemitério não é o lugar mais adequado para “pagamento antecipado do favor que se espera de Exu, que levará o recado a determinado orixá”.

    Para que ações desse tipo não se repita, a Prefeitura Municipal, responsável pela administração da necrópole deve adotar medidas cabíveis para evitar constrangimentos de pessoas que ali vão sepultar ou visitar entes queridos e se deparem com um cenário que constrange e choca.

    Fonte: José Dilson/Euclidesdacunha.com

    Gabriel Araújo
    • Facebook
    • Instagram
    • LinkedIn

    Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.

    • Posts Recentes
    3 de fevereiro de 2023

    Brasileiro gasta tempo e dinheiro para transformar VW Gol em SUV dos sonhos

    30 de janeiro de 2023

    Inteligência Artificial é a nova revolução industrial

    30 de janeiro de 2023

    É possível inverter a lógica educacional? Mestre em educação responde e explica como

    23 de janeiro de 2023

    Projetos da Transit ganham assistência padronizada da Ford

    Portal de Notícias
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2023 Portal de Notícias - Todos os direitos reservados

    Digite e pressione Enter para Pesquisar. Ou Esc para cancelar.