Chance de vitória de Bolsonaro no 1º turno é real; veja o percentual que ele precisa para liquidar o pleito

A possibilidade de vitória de Bolsonaro já no 1° turno das eleições presidenciais tem movimentado a política nacional nas últimas horas, até o mercado financeiro entrou na euforia dessa possibilidade com o dólar despencado e a bolsa disparando nos últimos dois dias.

Para a diretora executiva do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari, responsável pelas pesquisas de opinião que indicam as chances de êxito de cada candidato, a probabilidade de uma vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno das eleições 2018 é possível, apesar de não ser fácil.

Na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (1º/10), Bolsonaro apareceu com 31% das intenções de voto, quatro pontos a mais do que tinha cinco dias antes, já no Datafolha desta terça-feira (02) ele apareceu com 32%.

No momento Bolsonaro já tem 38% de votos válidos, segundo pesquisa IBOPE mais recente e 39% no Datafolha. Ele teria de crescer cerca de 12 pontos porcentuais no IBOPE e 11 pontos no Datafolha até o dia da eleição, já que precisaria de 50% mais um.

Na pesquisa espontânea, ainda há um terço dos eleitores que não cita nenhum nome. Há 19% de indecisos e mais 14% que votam branco e nulo. Esses 33%, ao longo dessa última semana, podem tomar decisões diferenciadas, o que deixa a eleição aberta.

....

COMPARTILHAR