Chuva atingiu a BA nesta sexta-feira; fim de semana será de tempo nublado

chuvsNa manhã desta sexta-feira (13), já choveu em Juazeiro, região norte da Bahia, e também em Vitória da Conquista, no sudoeste.

Há previsão de chuva forte em Lajedinho, na Chapada Diamatina, onde houve uma tragédia no final de semana passado. A temperatura mínima é de 19º.

Também chove na cidade de Pau Brasil, no sul do estado. A máxima na cidade chega aos 30º. Para Salvador, a previsão é de sol entre nuvens e períodos nublados durante o fim de semana. A temperatura varia entre 24º e 29º.

Na quinta-feira (13), choveu forte em Barreiras, na região oeste da Bahia. A enxurrada inundou ruas e invadiu casas no bairro Buritis. Em algumas ruas, a água chegou a meio metro de altura e algumas pessoas precisaram usar barcos para tentar resgatar os móveis. Não há desabrigados ou desalojados na cidade.

Histórico de Lajedinho
A cidade foi atingida pelas chuvas no sábado (7) e a cidade ficou destruída. Dezesseis pessoas morreram, sendo que oito eram da mesma família.

Um fazendeiro da região doou uma área equivalente a 25 campos de futebol na parte alta do município para a reconstrução de Lajedinho. No local devem ser construídas 200 casas, lojas e prédio públicos.

Enquanto as construções não começam, os desabrigados estão em uma escola municipal da cidade. O Exército doou 45 barracas para abrigar os desalojados. Até a noite desta quarta, as pessoas não foram transferidas para as tendas. A cidade está em estado de calamidade pública. Os prejuízos causados pelas chuvas chegaram a R$ 28 milhões. (G1/BA)