Cidade baiana sediará no próximo final de semana mega “Festival do Beiju”; veja programação

RTEmagicC_beiju612x350_01.jpgAcontece nos dias 12 e 13 de dezembro, na cidade de Irará, o 1º Festival do Beiju. O evento vai contar com diversas atividades como: encontro de cantores, arte, manifestações culturais da região, mostras fotográficas, gastronomia e muito mais.

O município de Irará, localizado a 130 km da capital baiana, possui mais de 470 casas de farinhas registradas como produtoras de beiju e derivados da mandioca, conforme informação da Associação Cultural dos Moradores de Juazeiro. A cidade já foi – nos anos 80 e 90 – um grande palco de comércio da carne bovina e do abacaxi. Atualmente, Irará se destaca pelo seu cenário agrícola, tendo os produtos da mandioca como carro-chefe, que fomenta a cultura local. Além disso, a cidade já foi premiada com sua excelência pela produção e qualidade na fabricação de farinha de copioba.

No sábado (12), o festival acontece no Clube de Campo Iraraense, a 4 km zona urbana da cidade. Os ingressos estarão à venda no local, a partir das 19h. Já no domingo (13), o evento acontece no mesmo local, mas com a entrada franca.

O primeiro dia do festival vai contar com o tradicional som da Charanga de Irará. A programação musical segue por conta de Val Macambira, Macia Porto, Zezito Bezerra, Saulo Razzy e Camarada Z.

Domingo, ponto alto do evento, o dia vai ser bastante agitado.  Para animar o público será aberta a Exposição de Artesanatos, a Mostra dos Fotógrafos Lucy Anunciação, Kau Santana e Marcílio Cerqueira.

Quem participar do evento vai poder apreciar ainda a Exposição do artista João Martins – com suas telas dos elementos da região e as pinturas de Claudemiro de Jesus. Já o cordelista Kitute Coelho vai declamar algumas das suas obras que falam a respeito dos personagens pitorescos da comunidade. Vai acontecer também a Exibição do filme “Nas Asas do Beiju”, que conta a história de Tia Paula, conhecida também como Mãe Paulinha da comunidade de Candela Moura, que viveu durante 104 anos.

O evento conta com o apoio institucional das Secretarias de Agricultura e de Cultura, veiculadas a Prefeitura Municipal de Irará e das Associações Rurais e Comunidade Quilombolas, além dos comerciantes locais.

SERVIÇO: 1º FESTIVAL DO BEIJU DE IRARÁ
Quando:  sábado (12 ) e  domingo (13) – com entrada franca
Onde: Clube de Campo Iraraense – Sobrado (4 km zona urbana da cidade)