Cientistas espanhóis criam embriões híbridos humanos e macacos

A equipe do pesquisador espanhol Juan Carlos Izpisúa conseguiu criar pela primeira vez embriões híbridos de humanos e macacos , as chamadas ” quimeras ” através da combinação de material genético de natureza diferente, em um laboratório na China. A equipe de Ispisúa, distribuída entre o Instituto Salk, nos EUA, e a Universidade Católica de Múrcia (UCAM), foi realizada no país asiático, devido à sua legislação frouxa de experimentação genética.

As quimeras, relata El País , consistem em embriões de primatas que foram inativados os genes responsáveis ​​pela formação de certos órgãos e depois injetados com células-tronco de origem humana . Os embriões continuaram seu desenvolvimento até a semana 14, momento em que foram destruídos seguindo o consenso ético internacional a esse respeito.

Foto reprodução

O objetivo desta experimentação é criar modelos animais mais semelhantes ao ser humano para a pesquisa médica e, a longo prazo, abrir a porta para os xenotransplantes : órgãos cultivados em corpos de animais que seriam compatíveis, mesmo “para medir”, de um paciente humano A equipe de Izpísua já criou uma quimera embrionária entre humanos e porcos , outra espécie que é candidata a transportar órgãos, mas nesse caso as células humanas “não agarraram” e “contribuíram muito pouco”.

No entanto, outras quimeras de espécies relacionadas, como o rato e o rato, tiveram mais sucesso, o que levou a experiências com primatas não humanos. Os resultados atuais são ” muito promissores “, aguardando publicação. O consenso, no entanto, é que este tipo de pesquisa deve prosseguir com grande cautela e garantias, especialmente após o escândalo de bebês geneticamente editado pelo pesquisador chinês He Jiankui .

É uma linha de pesquisa que causa preocupação não apenas entre os acadêmicos, mas também no público, preocupados com as implicações de se eliminar a linha entre humanos e animais , especialmente aqueles que servem de alimento ou se vão ser destinados a ser ” fazendas de órgãos. ” Mais imediatamente, não há garantia de que os híbridos nascidos no caso da interrupção da gravidez não sofram imediatamente sérios problemas de saúde derivados de sua genética alterada.

O projeto japonês
Além da permissividade chinesa pela experimentação, o governo japonês foi o primeiro a aprovar um embrião híbrido entre humanos e animais. O projeto conjunto entre a Universidade de Tóquio e a Universidade de Stanford, na Califórnia, foi coletado pela revista Nature em um artigo que teve um poderoso eco na comunidade científica. Será dirigido por Hiromitsu Nakauchi , um biólogo especializado em cultura de células-tronco.

Segundo Omicrono , o crescimento de embriões de animais com células humanas só foi legal até 14 dias, quando tiveram que ser destruídos por causa das implicações éticas envolvidas. No entanto, o Ministério da Educação e Ciência do Japão revogou a norma em março passado , implementando novas diretrizes que agora permitem o transplante do embrião em animais para continuar a gestação.

O plano de Nakauchi é cultivar embriões de camundongos híbridos com ratos até 14 dias e meio, quando os órgãos estão quase formados. Uma vez terminado, pedirá ao governo permissão para cultivar embriões de porcos híbridos em até 70 dias. ” As células vão apenas para o pâncreas ” , assegura o pesquisador à preocupação de que a quimera gerasse neurônios humanos e terminasse, como hipótese, tomando consciência de si mesma .

Como ele explicou, a técnica que eles vão tentar é criar um embrião animal que não possua um gene necessário para a produção de um determinado órgão, como o pâncreas , e injetar células-tronco pluripotentes induzidas pelo homem (iPS) no embrião animal. de modo que, em seu desenvolvimento, possa fabricar o órgão, que ele não pode produzir com suas próprias células.

Em 2017, Nakauchi e seus colegas conduziram um teste preliminar injetando células iPS de camundongos no embrião de um rato que não poderia produzir um pâncreas. O rato formou um pâncreas feito inteiramente de células de rato. Eles então transplantaram o pâncreas para outro rato projetado para ter diabetes e o órgão produzido por ratos foi capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue, curando o rato do diabetes tipo 1.

Mais tarde, eles testaram em embriões entre humanos e ovelhas, mas não funcionou. Como explicado, isso se deve ao uso de espécies evolutivamente distintas, como porcos e ovelhas, porque as células humanas serão removidas dos embriões hospedeiros desde o início.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.