Com aumento de 150%, preço do tomate vira motivo de piada nas redes sociais

    21044-3Com alta de até 150% no ano, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o tomate foi eleito o maior vilão da mesa dos brasileiros em 2013. Com o aumento no preço do alimento, começaram as piadas sobre o assunto nas redes sociais, principalmente em Feira de Santana.

    No Facebook, para destacar o valor, os internautas comparam o tomate a diamantes. Algumas imagens ilustram assaltos, onde objetos de valor e dinheiro são dispensados e o alvo é o tomate. O cantor Leonardo, o apresentador Silvio Santos, a personagem Lívia da novela ‘Salve Jorge’ e até a presidente Dilma Rousseff, não escaparam das piadas.

    Para o economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz, o preço do tomate deve começar a cair em abril. “O pico de preço foi em janeiro. A perspectiva é de queda do preço do produto nos próximos meses.”

    21049-3Braz disse a Agência Brasil que por causa de outros fatores, como o aumento do custo da mão de obra e do diesel, o consumidor ainda vai encontrar o produto com preços elevados, mas perceberá uma queda em relação aos registrados entre janeiro e março. “A alta em janeiro, fevereiro e março é natural por que tem o período de entressafra de vários produtos, mas a do tomate é marcante.”

    O economista destacou que em 2010 e 2011 o produtor não teve um bom retorno com o tomate e o reflexo foi a redução da área plantada, que contribuiu para a elevação do preço no início de 2013. “A redução da área plantada foi notada especialmente em 2012, que teve a área inferior a de 2011”, completou. Na avaliação de André Braz, este foi um fenômeno nacional. “Praticamente todas as cidades sofreram com a falta do produto.”

    P portal Uol, em São Paulo, informou que um tradicional restaurante italiano chegou a recomendar aos clientes que evitem pratos com o tomate entre os ingredientes.